Cisco lança programa de capacitação em Segurança Cibernética

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

CiberEducação é parte da estratégia de aceleração digital "Brasil Digital e Inclusivo" e deve impactar cerca de 15 mil jovens no país

A Cisco do Brasil lança no dia 16 julho um novo programa para desenvolver a nova geração de jovens profissionais em segurança cibernética. O CiberEducação Cisco Brasil combina os esforços da estratégia de aceleração digital “Brasil Digital e Inclusivo”, anunciada em maio, e o programa global de responsabilidade social em educação Cisco Networking Academy, que proporciona a capacitação, profissionalização e inclusão de jovens ao mercado de tecnologia, estimulando alunos a adquirir novas habilidades em TI e empregabilidade.

O programa, dividido em duas ondas de formação, a primeira com turmas em agosto de 2020 e a segunda em fevereiro de 2021, oferecerá treinamento e preparação dos alunos para o novo mercado de trabalho na era da digitalização, formação para instrutores e trará oportunidades profissionais junto a parceiros e clientes Cisco. O objetivo é criar um ecossistema consistente para o desenvolvimento de talentos em segurança da informação para atender a crescente demanda de profissionais nesta área, nos setores público e privado.

O programa CiberEducação Cisco Brasil será realizado de forma 100% remota, será gratuito e terá quatro fases, como segue abaixo:

- Learn-A-Thon: uma maratona de conhecimento que visa estimular e capacitar alunos nos cursos exploratórios do Networking Academy “Introdução à Cibersegurança” e “Fundamentos de Cibersegurança”. Aberta aos alunos das academias Cisco participantes, esta etapa conta com aprendizado autodidata com duração de um mês, devendo impactar até 15 mil estudantes inscritos nas duas ondas do programa.
- Capacitação de Instrutores: instrutores das academias Cisco Networking Academy receberão capacitação em dois novos cursos, que serão lançados em breve em português: "CyberOps Associate" e "Network Security”. O objetivo desta fase é criar uma cadeia sustentável de educadores brasileiros em Segurança Cibernética, onde os instrutores atuarão como multiplicados de conteúdo Networking Academy nas suas instituições.
- Capacitação Profissionalizante de Alunos: Dois mil estudantes selecionados da primeira fase serão capacitados no curso profissionalizante CCNA 1, focado em redes, e em um dos cursos profissionalizantes de cibersegurança - CyberOps Associate”, que prepara para a carreira de analista de segurança cibernética, ou ”Network Security”, que prepara para carreiras especializadas em segurança. Esta fase também incluirá formações complementares em conjunto com parceiros educacionais do Cisco Networking Academy.
- Oportunidade de Estágio e Emprego: na última fase os melhores alunos poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Os melhores talentos terão acesso a um programa de estágio ou emprego efetivo, de 6 a 12 meses de duração, posições que serão oferecidas por parceiros e clientes Cisco.

O CiberEducação contará com parceiros estratégicos como Senai Nacional, Centro Paula Souza e Escola de Comunicações do Exército Brasileiro, que estão ajudando a potencializar o impacto positivo do Programa na sociedade, por meio da oferta de bolsas dos alunos, entre outras iniciativas.

O público-alvo para o programa são estudantes cursando o último ano do Ensino Médio, graduados ou cursando ensino superior ou cursos técnicos, que possuem interesse em trabalhar no segmento de segurança cibernético.

“O Programa CiberEducação Cisco Brasil é mais um passo importante na busca por um mercado de trabalho de TI mais inclusivo para todos no Brasil, dando oportunidade para milhares de jovens interessados em ingressar em um segmento em constante crescimento, que é o de cibersegurança”, afirma Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil. “Pela conscientização da importância da cibersegurança e com formação de excelência para os estudantes, a Cisco busca criar um legado educacional na área de TI no Brasil, aumentando a empregabilidade e inclusão dos estudantes”, completa.

A Cisco realizará um webinar para parceiros, academias, instrutores, clientes e alunos interessados no dia 16 de julho, às 17h30, para apresentar detalhes do Programa CiberEducação Cisco Brasil. O evento abordará as perspectivas para o Brasil, atualidades do mercado de cibersegurança e objetivos do programa no país. O presidente da Cisco do Brasil, Laércio Albuquerque, fará a abertura do evento, que também terá a participação de Rebeca de La Vega, Gerente do Networking Academy América Latina, Ghassan Dreibi, diretor de Cibersegurança da Cisco para América Latina e Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil. Também contaremos com a presença de parceiros estratégicos: Gustavo Leal Salas Filho, diretor de Operações do SENAI Nacional, Emilena Lorenzon Bianco, vice-diretora superintendente do Centro Paula Souza e major Davi Medeiros, chefe da seção de EaD da Escola de Comunicações do Exército Brasileiro.

O foco são alunos das academias participantes do Programa, mas outros estudantes também podem se candidatar pelo site: https://community.cisco.com/t5/discussões-geral/programa-cibereducação-cisco-do-brasil/m-p/4116299#M389

Para mais informações sobre o programa CiberEducação Cisco Brasil acesse: https://www.cisco.com/pt/cibereducacao

Webinar Programa CiberEducação Cisco Brasil
Dia 16 de julho
Horário: 17h30 às 19h00
Inscrições online no Link Webex

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia, que tem feito a internet funcionar desde 1984. Seus colaboradores, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades da transformação digital do futuro.