Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe como evitar ataques de phishing?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Manuel Quilarque
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Você sabe como evitar ataques de phishing?

ESET compartilha dicas para que usuários não sejam vítimas desse tipo de ameaça digital

Os ataques de phishing têm sido uma das ameaças mais utilizadas pelos cibercriminosos para fazer vítimas e conseguir informações pessoais e acesso a dados bancários dos usuários da internet. Pensando na prevenção deste tipo de ataque, a ESET, empresa líder na detecção proativa de ameaças, compartilha algumas dicas feitas pelo especialista em segurança da informação, Daniel Cunha Barbosa, sobre como evitar ser vítima dessa ameaça digital.

"Sempre nos preocupamos em trazer informações diversas para que nossos leitores possam ficar atentos aos diferentes ataques e formas de proteção contra cada um deles", explica Barbosa.

Focadas em casos de engenharia social, as dicas contextualizam a realidade atual, trazendo situações que têm sido mais recorrentes nos conteúdos produzidos pelos criminosos. Confira as situações e como resolver, com segurança, cada uma delas:

Situação 1: Você recebe um e-mail informando que sua compra foi aprovada e que agora deve acompanhar a entrega de seu produto, mas você não se lembra de ter efetuado nenhuma compra.

A dica, neste caso, é desconfiar. Não importa quão urgente um e-mail ou mensagem pareçam, é sempre possível validá-los de outra forma que não a sugerida em seu conteúdo, seja acessando o site oficial da empresa vinculada à informação ou ligando diretamente para a marca citada na mensagem.

Situação 2: Você recebe outro e-mail, agora contendo uma ameaça. Desta vez, o criminoso informa que possui suas senhas e diversas imagens íntimas. Para não divulgar as informações, ele exige que um pagamento em bitcoins seja feito.

A melhor atitude é fazer a alteração imediata das suas senhas em todas as páginas e serviços nos quais a combinação estava sendo utilizada, substituí-la por uma chave única e robusta, habilitando o duplo fator de autenticação para um acesso mais seguro.

Situação 3: Você recebe um link encurtado de um de seus amigos no WhatsApp, informando sobre uma promoção imperdível de um produto que já estava querendo comprar. Ao acessar a página, ela parece lenta, mas acaba abrindo.

Conforme a ESET, muitas páginas hospedam scripts que rodam sem o consentimento do usuário e podem trazer sérios riscos à segurança. É importante possuir soluções de proteção instaladas em todos os smartphones, computadores e tablets para minimizar as ameaças de navegação.

Situação 4: Você recebe uma ligação de alguém que diz ser do seu banco. Essa pessoa diz que precisa da confirmação de seus dados cadastrais completos, como nome e sobrenome, CPF, RG e telefone, para uma atualização do sistema.

Apesar de parecer uma situação urgente, é preciso ter calma. Isso porque, quando empresas sérias entram em contato, sempre fazem validações de dados menos sensíveis, como data de aniversário, e sempre informando uma parcela dos dados antes de pedir que os clientes informem o restante. Por isso, nunca forneça seus dados completos.

Situação 5: Alguém entra em contato via telefone para informar que você ganhou um prêmio. Mas, para poder recebê-lo, você precisa informar o código que será enviado ao seu celular. Você nota que o código acabou de chegar em seu telefone.

Essa é uma das situações mais comuns de ataque utilizada pelos cibercriminosos. A atitude mais adequada é realmente não fornecer o código. Os criminosos normalmente tentam clonar contas dessa forma e, se analisarmos o código da promoção que eles estão pedindo, normalmente é a validação de algum serviço online. É possível ver isso lendo por completo o SMS recebido, que quase sempre dá indicativos de quais serviços os criminosos estão querendo se apossar.

"A principal dica, para todos os casos, é a atenção do usuário quanto às situações que se apresentam. É importante sempre checar a veracidade de mensagens e e-mails e ter certeza de que quem está do outro lado da linha é alguém confiável. Assim, é possível aproveitar as facilidades da tecnologia sempre mantendo a segurança dos dados e a privacidade dos usuários", finaliza o especialista da ESET.


A ESET possui o portal #quenãoaconteca, com informações úteis para evitar que situações cotidianas afetem a privacidade online.

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/2020/06/04/voce-sabe-como-evitar-ataques-de-phishing/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter .

Copyright © 1992 - 2020. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar