Brasil,

Grupo Renault e Google Cloud fazem parceria para acelerar indústria 4.0

•Grupo Renault se une ao Google Cloud para acelerar a digitalização de suas fábricas e supply chain

•A colaboração une a experiência do Google Cloud em machine learning e inteligência artificial com a expertise da Renault na fabricação automotiva para a criação de novas soluções industriais
•As empresas também pretendem iniciar um programa para aprimoramento das habilidades e competências digitais dos colaboradores do Grupo Renault

O Grupo Renault e o Google Cloud anunciam hoje uma parceria industrial e tecnológica com o objetivo de acelerar a digitalização da infraestrutura da empresa e a transformação da Indústria 4.0.

Digitalizando fábricas e desenvolvendo soluções industriais

Um reconhecido impulsionador para a Indústria 4.0, o Grupo Renault está desenvolvendo sua plataforma digital própria desde 2016, conectando as informações de 22 plantas em todo o mundo (76% da produção de veículos) e mais de 2.500 máquinas. A parceria com o Google Cloud busca otimizar a plataforma própria e independente de gerenciamento de dados industriais do Grupo Renault.

As soluções e experiência do Google Cloud em análise inteligente de dados, machine learning (ML) e inteligência artificial (IA) irão permitir que o Grupo Renault aprimore sua produção e cadeia de suprimentos, a qualidade dos produtos e reduza o impacto ambiental por meio da economia de energia. Essas melhorias também promoverão o desenvolvimento de novas soluções verticais para a indústria automotiva.

Desenvolvendo habilidades digitais

O treinamento dos colaboradores também será uma parte essencial dessa nova parceria. Grupo Renault e Google Cloud planejam criar um programa exclusivo e escalável para melhorar as habilidades das equipes de engenharia de processos, fabricação e TI da Renault, por meio do coworking e capacitação junto às equipes do Google. O objetivo deste programa é o aprimoramento da cultura "data driven" (guiada por dados) que será uma parte essencial da rotina dos colaboradores da Renault, tanto em processos operacionais, quanto em assuntos estratégicos.

"Esta colaboração é a ilustração perfeita da estratégia digital do Grupo Renault, aplicada à área de manufatura. Este acordo e o compromisso entre nossas equipes de gerenciamento de TI, manufatura e supply chain vão acelerar a implantação do nosso plano de Indústria 4.0, projetado para transformar e conectar nossas fábricas e processos de logística em todo o mundo para melhorar nossos padrões de excelência e desempenho. Essa parceria é também um recurso para que claboradores do Grupo Renault se beneficiem de um treinamento de alto nível em gerenciamento de dados digitais", explica José Vicente de los Mozos, diretor de Fabricação e Logística e membro do Comitê Executivo do Grupo Renault.

Segundo Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, "a indústria automotiva possui a inovação em seu DNA, com um imenso potencial para que a tecnologia digital impacte de forma significativa sua produção. Estamos orgulhosos de realizar essa parceria com o Grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro da fabricação automotiva, impulsionando a próxima geração de excelência na cadeia de suprimentos".

Reconhecimento do Fórum Econômico Mundial

Em janeiro de 2020, o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault do Brasil, foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como "Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse" - "Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada", por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0. O reconhecimento se deve à capacidade de adotar e escalar tecnologias, gerando impacto positivo para a indústria. Com este resultado, a empresa passou a integrar a "Global Lighthouse Network", comunidade gerida pelo Fórum Econômico Mundial que reúne as indústrias referência em tecnologia 4.0 no mundo, buscando transformar fábricas e modelos de negócio trazendo retorno financeiro e operacional.

Sobre o Grupo Renault

Fabricante de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo com diversas marcas, com vendas de aproximadamente 3,8 milhões de veículos, em 2019, em 134 países, com 40 fábricas, 12.800 pontos de vendas e pós-venda, emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores.

Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia na expansão internacional. Para isso, conta com as sinergias de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors. Participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016 com um time 100% Renault, a marca faz do automobilismo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade.

Sobre o Google Cloud

O Google Cloud oferece infraestrutura de ponta, plataformas e soluções da indústria. Fornecemos recursos de nuvem corporativa que utilizam a tecnologia avançada do Google para apoiar empresas no ganho de maior eficiência, se adaptando às novas necessidades e oferecendo uma base para o futuro. Em mais de 150 países, clientes recorrem ao Google Cloud como seu parceiro de confiança para solucionar seus maiores desafios de negócio.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::