Brasil,

Home Office com filhos – 5 dicas para produtividade

Manter a organização em casa, com um bom planejamento de trabalho adaptado à rotina dos filhos, é fundamental para ser produtivo no home office.

Com o cenário de isolamento social como medida para conter a pandemia ocasionada pelo COVID-19, o home office se oficializou como o “novo normal” na vida de milhares de famílias. Muitos pais e filhos passaram a dividir a rotina em casa, buscando diariamente equilibrar trabalho, com o dia a dia dos pequenos.

As mudanças no cotidiano geram inúmeros desconfortos, ansiedades e inseguranças, tanto para os adultos que estão acostumados a sair de casa todos os dias e encontrar no trabalho o ambiente e recursos necessários para exercer suas atividades, como para as crianças que, com as aulas suspensas, também tiveram que se readaptar.

Para a Psicóloga e Gestora de Recursos Humanos da CRM Services, Izabella de Matteo, mãe da Maria de 1 ano e 3 meses, manter a organização em casa, com um bom planejamento de trabalho adaptado à rotina dos filhos, é fundamental para ser produtivo no home office.

Para ajudar nesse processo, a psicóloga lista 5 dicas práticas que tornarão seu home office com filhos mais produtivo:

1 – Mantenha a rotina

Não confunda home office com férias! Esforce-se para manter a mesma rotina diária com o acordar cedo e cumprir os horários de alimentação e pausas para o café. Não fique de pijamas! Crianças são muito visuais, vestir-se adequadamente para o trabalho tornará mais fácil o entendimento dos filhos sobre as atividades em casa.

Prepare seu espaço de trabalho com os recursos necessários e, na medida do possível, semelhantes aos que utiliza na empresa, como: computador, telefone, papéis, canetas, grampeador, pastas, etc.

Manter a rotina dos filhos também é fundamental para garantir previsibilidade e segurança. “Com os horários controlados, você saberá exatamente o momento e quanto tempo tem entre cada atividade do seu filho, para poder executar seu trabalho de forma produtiva. Além disso, o retorno às aulas, quando liberadas, ficará muito mais fácil se a rotina for mantida”, explica Izabella.

2 – Organize seu trabalho

Antes de iniciar o trabalho, organize as atividades que pretende cumprir no dia. “Ter uma agenda com as tarefas elencadas por prioridade irá agilizar e tornar o processo mais produtivo em momentos em que a criança está dormindo, se alimentando ou envolvida com alguma atividade”, diz.

Como a troca diária com colegas de trabalho fica limitada à reuniões online, procure tirar dúvidas e compartilhar experiências o máximo que puder. Crie o hábito de anotar os principais pontos do que foi discutido. Se essa ação já era importante em reuniões presenciais, à distância são essenciais, e facilitarão suas consultas futuras.

Crie também uma lista de atividades para seus filhos, incluindo períodos de aulas online, tarefas domésticas, refeições, lanches, estudos, brincadeiras e descansos.

3 - Estabeleça intervalos de interação

Principalmente quando os filhos são muito pequenos, é importante definir períodos em que estará mais dedicado ao trabalho e curtos intervalos para contato com os filhos, seja para conversar, brincar, preparar um lanche juntos ou ouvirem uma música.

A psicóloga destaca que criar sinais ou utilizar objetos que simbolizem a ação e momento podem contribuir significativamente com a percepção das crianças. “Você pode utilizar um lenço colorido, uma meia, ou mesmo uma pelúcia, e combinar com a criança que, sempre que estiver ocupado em uma atividade do trabalho, esse item estará presente na mesa. Faça o mesmo com seu filho, enquanto ele estiver em aula ou em alguma atividade importante, um objeto deverá simbolizar que ele não deve ser interrompido. É uma forma lúdica e divertida de ensiná-los a respeitar esses períodos”.

4 – Cuide da alimentação

Um dos maiores desafios nesse período de quarentena é manter uma alimentação saudável. Por estar em casa, com alimentos disponíveis a todo momento, as chances de se desviar de uma alimentação saudável e se “encher de besteiras” é grande!

Porém, tanto você quanto seus filhos precisam se alimentar corretamente. “Para facilitar, tente preparar as refeições principais com antecedência, monte também pequenas porções de frutas, saladas, e lanches naturais para refeições rápidas”, indica.

Não coma enquanto trabalha! Tome bastante água e tire pequenos intervalos de 10 a 15 minutos para lanches rápidos com seus filhos.

5 – Mantenha a calma e paciência

Se essa situação não está fácil para nós, imagine para os pequenos. Mesmo seguindo a rotina, com todos os cuidados e protocolos de horários e tarefas, para inúmeras crianças, ter os pais em casa é uma novidade, e as chances de dispersar das atividades e preferir a brincadeira é grande.

“Por mais que você se esforce, ainda assim será interrompido algumas vezes. Nessas horas, não perca a paciência, e, quantas vezes forem necessárias, explique ao seu filho sobre o motivo de estarem em casa, os cuidados que precisam ter com a saúde e como ele pode colaborar com o dia a dia”, conclui Izabella.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar