Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba quais são os primeiros passos para começar um podcast

Pexels : https://www.pexels.com/pt-br/foto/balcao-cadeira-catedra-comodo-1181658/ Pexels : https://www.pexels.com/pt-br/foto/balcao-cadeira-catedra-comodo-1181658/

Os podcasts têm uma longa história na internet, mas agora o formato está vivendo seu auge. Desde o ano passado vem sendo observado um aumento na audiência dos programas e, com a pandemia, alguns tiveram um crescimento exponencial. Com ótimos serviços de distribuição e facilidades na produção, qualquer um pode se arriscar e criar o próprio podcast. Veja quais são os primeiros passos:

Tema

Não adianta você escolher um tema para o podcast apenas imaginando que o assunto terá audiência: você deve gostar muito do que abordará, além de ter um bom conhecimento na área. A escolha da temática é fundamental para o sucesso de seu programa, já que um bom assunto, por si só, já carrega o potencial para atrair milhares de ouvintes.

Formato

Criar um podcast não é apenas gravar o que você tem para falar. É preciso ter um formato bem definido: será um programa com entrevistados? Você falará sozinho? Será um assunto por programa ou ele terá seções? Será narrativo ou informativo? Tudo isso deve ser escolhido e planejado com antecedência e, para manter a audiência, é essencial seguir o seu formato.

Equipamentos

Bons equipamentos são fundamentais para que o podcast atinja o nível desejado de qualidade técnica. Um programa mal gravado certamente afasta ouvintes. Você precisará de um gravador ou um microfone (dependendo do formato de gravação, precisará dos dois juntos) e de um computador que aguente os programas de edição (que geralmente são bem leves). Graças aos avanços tecnológicos, não é preciso investir muito, pois é possível encontrar estes produtos com preços acessíveis.

Gravação e edição

O local de gravação é outro ponto chave na qualidade de um podcast. Dependendo dos seus equipamentos de gravação, não chega a ser necessário um ambiente isolado acusticamente. Mesmo assim, é importante escolher um lugar silencioso.

Você também precisará saber editar o seu podcast. É um processo simples, que envolve eliminação de ruídos, cortes de tempo, ajuste de níveis e junção de trechos. Por isso, não é preciso ser exatamente um profissional da edição: basta aprender a utilizar as funções básicas do editor de áudio de sua preferência. Por isso, pequenos tutoriais já podem ser o suficiente para aprender o necessário.

Publicação e divulgação

Escolher a plataforma certa para a publicação do seu podcast ajuda muito na hora de conquistar público e obter retorno financeiro. Há diversas redes de programas, então, o ideal é pesquisar bem e ver se a sua proposta de tema e formato se encaixa em alguma delas, para depois entrar em contato. Caso resolva fazer de forma independente, assegure-se de disponibilizá-lo em diferentes plataformas, facilitando a vida do ouvinte.

Para a divulgação, é essencial fazer um bom uso das redes sociais. Mas, não faça posts apenas divulgando o seu programa: publique também conteúdos que abordam o assunto de seu podcast e prepare publicações que podem complementar o que foi comentado nos episódios, já que isso ajuda a engajar e fidelizar a sua audiência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo