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Intranets possuem quatro etapas de maturidade, aponta análise da Liferay

Empresas da América Latina, em geral, se encontram no estágio de intranet avançada

São muitos os indicadores que sinalizam que, a cada dia, as empresas que mais investem em melhorar a experiência digital de seus colaboradores alcançam maior engajamento, melhoram sua competitividade e atingem resultados positivos em diversos níveis. Os especialistas da Liferay, empresa norte-americana fabricante de software de experiências digitais, publicaram um documento onde analisam quatro etapas de maturidade das intranets.

"Cada vez é mais evidente que, para manter a competitividade, as organizações devem cultivar ambientes digitais inovadores que ajudem a capacitar e conectar os colaboradores. Apesar de grande parte das empresas da América Latina já contarem com soluções de intranet, a maioria ainda não evoluiu essas ferramentas para explorar todo seu potencial", destaca Emanuel Di Matteo, general manager da Liferay na América Latina. "Conhecer o caminho para evoluir esta solução é fundamental para implantar um projeto de sucesso que empodere a força de trabalho", complementa.

Estas soluções são um aliado fundamental na transformação dos espaços de trabalho, pois buscam otimizar a experiência dos funcionários e potencializam sua produtividade tanto em contextos remotos quanto presenciais. Segundo os especialistas da Liferay, estas são as quatro fases de maturidade das intranets:

• Intranets tradicionais: essas são as soluções mais elementares, elas facilitam a comunicação unidirecional e descendente da diretoria até os colaboradores. São construídas rapidamente, fáceis de utilizar e seguem sendo um canal básico de comunicação corporativa muito útil para entrega de informação. Apesar disso, são bastante rígidas e carecem das funcionalidades e da personalização necessárias para engajar os colaboradores na atualidade.

• Intranets avançadas: esta "segunda geração" de intranets facilitam a colaboração intra e entre departamentos com recursos como bases de conhecimento, blogs e gestão de documentos. Os funcionários não fazem todo seu trabalho na intranet, mas utilizam suas funcionalidades para colaborar e debater, o que aumenta seu engajamento. "É nesta fase que se encontram grande parte das empresas na América Latina", destaca Di Matteo. "Para dar conta de todas as funcionalidades acabam por usar várias ferramentas, o que, em algumas situações, cria entraves para que trabalhem de forma coesa. Neste caso, é importante contar com soluções que tenham ampla capacidade de integração, permitindo a unificação de todos os serviços através de uma interface única".

• Espaço de trabalho digital (digital workplace) básico: neste estágio, a intranet já permite que os colaboradores executem múltiplos processos de trabalho dentro da plataforma. Alguns dos processos já são automatizados nesta etapa a exemplo do onboarding, suporte técnico e a resolução de problemas. Esse espaço está focado no incremento da produtividade e na interação dos usuários. Aqui, as intranets são parte importante de um conjunto de tecnologias que se complementam para agilizar processos de trabalho tais como softwares de comunicação e colaboração.

"Temos visto muitas empresas no mercado latino americano chegando a este estágio. Ter todos os processos de trabalho em uma única plataforma incrementa a produtividade, melhora a experiência do colaborador e aumenta seu nível de satisfação. É o primeiro passo para implantar uma estratégia totalmente centrada no funcionário", destaca Di Matteo.

• Espaço de trabalho digital (digital workplace) completo: a chave desta etapa, o ponto mais avançado de uma intranet, é que a solução oferecida está totalmente centrada em otimizar a experiência dos colaboradores. Aqui são aplicadas funcionalidades de análise de dados para entender a jornada dos funcionários. Além disso, com o uso de inteligência artificial e machine learning, estas intranets entregam conteúdo personalizado de acordo com o perfil dos usuários, mesmo em grande escala. O digital workplace é usado para automatizar tarefas e digitalizar os processos internos, dando mais liberdade para os colaboradores e tornando sua experiência o mais fluida possível.

"Devido a COVID-19, a busca por este estágio de maturidade tem se transformado em uma prioridade para as empresas. Elas tiveram que reavaliar a experiência do colaborador e investir em tecnologia, além de melhorar os processos internos, para minimizar os impactos da distância física e facilitar a integração entre as pessoas e os times", complementa o general manager da Liferay.

Leia a análise completa da Liferay (em inglês) em: http://bit.ly/2Z9nbxP

Sobre a Liferay

A Liferay ajuda organizações a resolver desafios digitais com intranet omnichannel, portal, commerce e soluções de integração. Nossa plataforma é open source, o que a possibilita maior inovação, confiabilidade e segurança. Através de soluções de negócio e tecnologia, a empresa visa a causar um impacto positivo no mundo. Centenas de organizações do setor financeiro, de assistência médica, governo, seguros, varejo, manufatura e outras verticais de negócios usam Liferay. Para mais informações, visite: liferay.com


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