Brasil,

Business Agility na transformação digital: por que ser ágil não é só fazer mais rápido?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Wolff
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Especialistas dão dicas para sua empresa pensar de forma ágil

“Da noite para o dia, colocamos todos os funcionários no home office”. Quem transita no mundo corporativo, já ouviu centenas de vezes essa frase de CEOs e gestores de recursos humanos, sempre orgulhosos com a velocidade com que conseguiram estabelecer o trabalho remoto. Para algumas empresas, a aparente tranquilidade por terem sistemas online, necessitando somente de um computador e acesso a internet para que os profissionais continuassem a exercer suas funções normalmente, trouxe uma impressão de agilidade na transformação digital, diferente de outros setores que não conseguiram se adaptar rapidamente.

Mas, por que esse pensamento não reflete a realidade de muitas organizações? Por que até mesmo empresas que já se autointitulavam digitais, com acesso a muitas ferramentas tecnológicas, estão enfrentando dificuldades para gerir equipes, se comunicar com o time e atender clientes, passados mais de 100 dias da nova realidade?

Na visão de Fábio Trierveiler, Lean-Agile Leader na Supero, existe uma confusão no conceito. “Ser ágil não é conseguir entregar mais rápido, mas conseguir se transformar de uma maneira mais veloz. Na virada para o home office a gente pode perceber quais empresas tinham o DNA ágil na sua essência, não só em teoria”, explica.

Confira mais dicas de especialistas Agile para que sua empresa se torne ágil de verdade.

Não basta digitalizar a burocracia

“Temos visto muita empresa digitalizando a burocracia, arrastando os problemas que existiam no mundo físico para o mundo digital”, conta Allan Rett Ferreira, coordenador de desenvolvimento da Paschoalotto e especialista em transformação digital. Ele destaca que o momento atual é uma oportunidade de as empresas realmente olharem para os clientes, colocando-os em primeiro lugar e buscando o entendimento para oferecer o melhor serviço na ponta do processo. “Vejo que a digitalização feita por fazer, sem pensar em toda a cadeia e no usuário final, pode até piorar a situação em relação ao que era no mundo físico”.

Para o gerente de projetos na Supero, Leonardo Muller, tornar-se digital é se permitir fazer um exercício de base zero, ver todas as possibilidades para o seu negócio. “Vejo isso muito inserido na cadeia de suprimentos, na qual o consumidor final está cada vez mais próximo do produtor, e essa cadeia tende a achatar ainda mais”, explica.

Luiz C. Parzianello, especialista em Gestão Estratégica e Agilidade de Negócios com 30 anos de experiência em projetos de TI e CEO da SURYA, explica que transformação digital é a junção de transformação cultural com inovação digital, não a simples digitalização, e quem não percebeu isso, está ficando para trás.

Mentalidade deve atingir todos os níveis da empresa

“Não adianta somente os times de desenvolvedores e times de produto terem a mentalidade ágil, se o resto da empresa não tem. O pensamento deve ser comum de toda a empresa”, explica Fábio Trierveiler, Lean-Agile Leader na Supero. Ele ainda destaca que para essa transformação de fato acontecer, deve vir de cima para baixo, começando pela alta gestão, e que não tem segredo: treinamento e capacitação, para que todos entendam o propósito.

Parzianello, da SURYA, tem um pensamento semelhante. “Eu vejo, às vezes, dentro de uma empresa a área de negócios se colocando como clientes da área de desenvolvimento. Todos devem entender das metodologias e se colocar como parte da cadeia, só existe um cliente, que é fora da empresa”. Ele ainda destaca a importância do papel do líder na transformação. “A liderança tem o poder para mudar a gestão, a gestão influencia a cultura. Então para mudar a cultura, primeiro se muda gestão”, diz.

Tenha pessoas de negócios

O especialista Allan Rett Ferreira destaca que se fala muito no mercado que para cargos como Product Owner e Product Manager é preciso ter uma via empreendedora. “Mas existe uma grande dificuldade para se encontrar esses profissionais com uma visão ampla, que entendam de estratégia e negócios”, diz.

“Não se faz business agility sem gente de negócios. O ponto é como formar essas pessoas”, fala Leonardo Muller. Ele destaca que em sua própria experiência profissional, começou com desenvolvimento de produtos, e depois foi para implantação de negócios. “Durante esse tempo eu tive visão de como funciona o negócio do cliente e pude entender melhor como se conectava na estratégia da empresa, e a trabalhar precificação, como gerar valor”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar