COM4 Data Center investe em Nutanix para gerenciar negócios que demandam alta disponibilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Varoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Um dos maiores data centers do interior de São Paulo acelerou e automatizou suas operações para focar no desenvolvimento de serviços para operações críticas

A Nutanix (NASDAQ: NTNX), líder em computação em nuvem corporativa, anuncia que a COM4 Data Center, sediada no interior de São Paulo, adotou soluções Nutanix HCI para otimizar o provisionamento e acelerar a automação necessária ao ambiente virtual, especialmente quando muitos dos clientes da empresa simplesmente não conseguem parar, como é o caso dos três hospitais que confiam a estrutura de TI aos cuidados da empresa e mantêm a continuidade dos negócios após o surto de COVID-19.

A Com4 Data Center tem sua sede localizada na cidade de Franca (SP), com 1.250m² de área construída seguindo normas e padrões para atender o mercado e proporcionar flexibilidade, escalabilidade e segurança dos dados aos seus clientes. Dentre os serviços oferecidos estão cloud computing, colocation, hosting, migração de aplicações, consultoria em projetos especiais, planejamento e implantação de projetos.

Em 2019, a COM4 incluiu a Nutanix à sua lista de fornecedores de soluções na sua constante busca por aperfeiçoamento e inovação, filosofia mantida desde o início pelo seu fundador e CEO, Paulo Henrique Ferreira, que apostou na hiperconvergência para um salto tecnológico, mesmo com outras soluções tradicionais funcionando no data center.

“O que nos levou à Nutanix foi a confiança que a equipe Nutanix sempre nos transmitiu. Eles nos deram informações, apresentaram cases de outros clientes etc. Como somos fornecedores para diversos nichos de negócios, precisamos de margem e confiabilidade na nossa plataforma”, declarou Paulo. “Não precisávamos de soluções naquela altura, há pouco menos de um ano, mas notei que a Nutanix se destacava no mercado e ‘comprei a ideia’ porque minha área de atuação sempre exige inovação”.

Hoje, Paulo Henrique conta como a aposta deu certo na prática. Antes o desenvolvimento das estruturas demorava cerca de seis meses, agora são 24 horas e com a economia de dezenas de linhas de programação. Ele até brinca, “agora meus engenheiros ficaram mal acostumados e só querem Nutanix”. Os novos equipamentos também aceleraram os ciclos de backup que antes duravam cerca de 17 horas e agora são realizados em apenas duas horas.

A COM4 adquiriu um cluster inicial com 5 nós da Nutanix que, com o uso da solução Acropolis Hypervisor (AHV), permitiu grandes ganhos em simplicidade na operação, melhor gerenciamento de plataforma, hiperconvergência, facilidade na criação e provisionamento de máquinas e a automatização de atividades antes executadas manualmente. Soma-se a isso outro ganho: por ser integrada e não possuir custos de licenciamento, a AHV permitiu um rápido retorno sobre o investimento. Com essa automação, os gestores da Com4 puderam realocar o pessoal para desenvolvimento de novos produtos. Os mesmos colaboradores agora exercem atividades mais estratégicas com tempo extra para criar e inovar nos serviços oferecidos.

Todos esses aspectos são cruciais para um data center, já que parar não é uma opção, sobretudo quando várias outras empresas dependem dele – em especial as que demandam alta disponibilidade como hospitais que atendem na região. A COM4 acredita com especial ênfase nestes fatores, e os enumera na Visão da empresa: “Gerenciar soluções corporativas, suprindo as necessidades do cliente e fazendo do seu sucesso nossa história”.

“É uma grande satisfação ter construído uma parceria de sucesso com uma empresa tão especial como a COM4 Data Center. Sermos escolhidos para apoiar a infraestrutura de TI de organizações que desempenham um papel tão essencial em nossa sociedade, só nos encoraja a continuar nossa busca para desenvolver soluções cada vez mais confiáveis”, destacou Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil. “O pioneirismo e constante busca por inovação sempre ditaram os rumos do Paulo, que venceu muitas dificuldades para estabelecer a empresa como uma referência no setor”.

Sobre a Nutanix

A Nutanix é líder global em software para nuvem e pioneira em soluções de infraestrutura hiperconvergentes, tornando a computação invisível em qualquer lugar. Organizações de todo o mundo usam o software Nutanix para alavancar uma plataforma única de gerenciamento de qualquer aplicação, em qualquer local e em qualquer escala para seus ambientes privados, híbridos e multicloud.