Brasil,

Descontinuação do protocolo TLS 1.0 e 1.1: seu site está preparado?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Almassi
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Márcio D’Avila

Os maiores fabricantes de navegadores de internet (Google, Apple, Microsoft e Mozilla), seguindo uma recomendação do IETF (Internet Engineering Task Force), anunciaram no fim do ano passado, a descontinuação dos protocolos TLS 1.0 e 1.1 em seus browsers a partir de 2020, por conta de suas vulnerabilidades já conhecidas por hackers. No entanto, devido a pandemia da Covid-19 o encerramento foi adiado, mas nem tanto assim
.

Recentemente, a Google anunciou que a versão 84 de seu navegador Chrome, programada para ser disponibilizada agora em julho, não suportará mais essas versões de TLS. No mesmo mês, a Microsoft deve lançar o Microsoft Edge versão 84 (baseado no Chromium), que também não aceitará esses protocolo. Adicionalmente, em todas as versões do Internet Explorer 11 e Microsoft Edge Legacy (baseado em EdgeHTML), os TLS 1.0 e 1.1 serão desativados por padrão a partir de setembro próximo.

O assunto não é novidade. Desde 30 junho de 2018, por exemplo, o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), padrão de segurança de dados do setor de cartões, não utiliza o TLS 1.0, e recomenda fortemente a desativação do TLS 1.1 e utilização da versão 1.2 ou superior.

O motivo é simples. O tempo. O TLS 1.0 já está em uso há mais de duas décadas e o TLS 1.1 há mais 14 anos; período suficiente para que hackers descobrissem suas vulnerabilidades, como o ataque BEAST (Browser Exploit Against SSL/TLS). Além disso, essas versões utilizam algoritmos criptográficos fracos, como MD5 e SHA1, os quais propiciam um ambiente favorável aos ataques do tipo SLOTH (Security Losses from Obsolete and Truncated Transcript Hashes).

Em resumo, se você tem um site que ainda utiliza os protocolos TLS 1.0 e 1.1, a partir de julho, caso seu cliente/internauta acesse sua página por meio de um navegador, como o Chrome, será alertado sobre a falta de segurança.

Vale lembrar que independentemente do browser, o uso de protocolos antigos coloca o ambiente e seus clientes na mira de cibercriminosos. Sendo assim, são fortemente indicadas a atualização e configuração do seu software de servidor web com as versões mais recentes do TLS, a 1.2 ou 1.3 - recomendada; e a desativação dos protocolos antigos e cifras fracas como DES, RC4, MD5 e SHA1.

Complicou? A configuração certa de protocolo TLS para o seu site pode ser descoberta, por exemplo, por meio das recomendações do Mozilla SSL Configuration Generator, que utiliza diferentes perfis de navegadores (Modern ou Intermediate).

Por fim, a atualização do protocolo de segurança, sem dúvida, deve ser feita, mas com cautela, principalmente para evitar que sistemas, aplicações e serviços web legados parem de funcionar. Por isso, vale uma análise prévia para identificar quais dos seus ambientes, ou se todos, suportam o protocolo TLS 1.2 ou 1.3.

Márcio D’Avila é consultor técnico e especialista em identificação digital da Certisign.

Márcio D’Avila

Divulgação

Sobre a Certisign

A Certisign é pioneira e a maior Autoridade Certificadora do Brasil. Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa. É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2.200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação Digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar