Como o uso de tecnologias da indústria 4.0 vai impactar a geração de valor dos negócios pós-pandemia
Tema será discutido no terceiro painel do ABII Live Talks neste dia 24 de junho, das 10 às 11h30. Série de eventos online está sendo promovida pela Associação Brasileira de Internet Industrial
Que o uso das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, IIoT, manufatura aditiva, robótica autônoma, Big Data e Analytics, entre outras, vai contribuir para a retomada econômica já é consenso entre os especialistas. Estas tecnologias se mostram ainda mais importantes no novo normal, em que é preciso construir produtos e serviços de uma forma diferente do que se fazia antes da pandemia. Mas se você quer entender como usar estas tecnologias neste momento e de que forma elas vão impactar na geração de valor dos negócios, não pode perder o terceiro painel do ABII Live Talks, que tem como tema "Tecnologias para geração de valor pós-pandemia".
O evento ocorre nesta quarta-feira, dia 24 de junho, das 10 às 11h30, e terá transmissão ao vivo em dois canais da ABII: LinkedIn e YouTube. A participação é gratuita e aberta para todos que tiverem interesse. A série de lives promovida pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) tem o objetivo de debater o papel fundamental da transformação digital na retomada econômica.
"Estas tecnologias da indústria 4.0 já estão provadas e comprovadas. Elas só estão esperando ganhar impulso de utilização. Agora, é uma questão de adoção. Você precisa abrir a caixa de ferramentas e ter um olhar diferente. Ver que este é o momento de usar aquela determinada ferramenta que você nunca usou. O parafuso tem uma nova cabeça e você precisa de uma nova chave, porque o parafuso não é mais aquele que era antes. Mas a caixa de ferramentas esta ali, com tudo o que você precisa", compara Claudio Goldbach, que será o mediador do evento e é um dos diretores da ABII, especialista no tema.
Entre os convidados para o painel, estão Henrique Rodrigues Oliveira, Pesquisador na área de Manufatura Aditiva no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser; Luiz Gustavo de Oliveira, Head de Tecnologia e Analytics na Nidec Global Appliance; Neimar Duarte, Engenheiro eletrônico, especialista em FPGA INTEL da Macnica DHW; Renan Souza, Especialista de Produto na Omron Brasil.
"A ABII tem empresas associadas e pessoas que são referências nas tecnologias habilitadoras que a indústria 4.0 preconiza. Então, a gente está trazendo estas pessoas para um debate para que elas possam expor o como, o porquê e o quê destas tecnologias são relevantes para este momento", explica Claudio. "Estas ferramentas são opções importantes para o momento diferente que estamos vivenciando. Os problemas precisam ser resolvidos e as soluções não podem ser as mesmas de antes."
Na avaliação de Claudio, a experiência da pandemia já permitiu muitos profissionais e empresas experimentarem novas ferramentas, buscarem perguntas diferentes para os problemas que surgiram. E é isso que será mostrado no painel. "Nós temos que consertar um respirador, por exemplo. Ele tem uma válvula lá dentro que é usinada e precisa ser trocada. Quem constrói esta peça? Esta peça é feita lá na China. Mas a logística mundial está lenta e a gente precisa salvar vidas agora. Como vamos fazer isso? A manufatura aditiva está ali dentro da nossa caixa de ferramentas e neste momento pode ser uma opção que nunca seria usada antes. Vamos imprimir uma peça em vez de usinar um bloco e chegar até um molde que vai vazar o metal e chegar na peça", exemplifica o diretor da ABII.
No dia 1º de julho, haverá o último evento online desta série, que irá se concentrar nas soluções focadas na área de pessoas. Como ficam as pessoas em meio a todas estas mudanças? Como mobilizar o time para que a mudança ocorra de forma mais rápida? Estas são algumas das perguntas que farão parte do debate. No dia 10 de junho a associação realizou o painel de abertura do ABII Live Talks e, no dia 17 de junho, o painel sobre novos modelos de negócios. Os dois eventos estão disponíveis no YouTube da ABII para quem quiser assistir.
"A missão da ABII neste momento é a de ajudar as empresas que decidiram realizar sua transformação digital. E com a realização desta série de eventos, acreditamos que será um estímulo para quem deseja dar os primeiros passos e também para quem deseja acelerar estes passos no nosso 'novo normal'. Acelerar a indústria 4.0 e a IIoT é dar maior chance para que as empresas brasileiras se reposicionem rapidamente na pós-pandemia e sigam competitivas. Quem se mover mais cedo, mais rapidamente e de forma mais decisiva vai estar melhor posicionado", ressalta o presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho.
Serviço
O quê: painel "Tecnologias para geração de valor pós-pandemia".
Quando: 24 de junho, das 10 às 11h30.
Onde: ao vivo em dois canais da ABII: LinkedIn e YouTube (https://www.linkedin.com/company/abii---associação-brasileira-de-internet-industrial e https://www.youtube.com/channel/UCp2RzPRZmq605phMm4BFhUQ)
Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser fazer a inscrição no Sympla (https://www.sympla.com.br/abii-live-talks-tecnologias-para-geracao-de-valor-pos-pandemia__884639) receberá o link de transmissão diretamente no seu e-mail.
Convidados: Henrique Rodrigues Oliveira, Pesquisador na área de Manufatura Aditiva no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser; Luiz Gustavo de Oliveira, Head de Tecnologia e Analytics na Nidec Global Appliance; Neimar Duarte, Engenheiro eletrônico, especialista em FPGA INTEL da Macnica DHW; Renan Souza, Especialista de Produto na Omron Brasi.
Mediador: Claudio Goldbach, diretor da ABII.
Veja como foi o painel de abertura:
Veja como foi o painel de novos negócios:
Sobre a ABII
A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A entidade tem 47 empresas associadas. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário