Brasil,

ESET alerta: Golpe que oferece barris de Heineken circula por apps de mensagem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

ESET alerta: Golpe que oferece barris de Heineken circula por apps de mensagem

Mensagem é enviada em nome da multinacional holandesa e pede para que as vítimas aproveitem a quarentena em casa e com cervejas grátis

Um novo golpe, em que uma mensagem é enviada por aplicativo em nome da multinacional cervejeira Heineken, está circulando pela internet. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta sobre a prática maliciosa e traz dicas de como não ser vítima desse tipo de ameaça.

De acordo com pesquisadores da ESET, o golpe que oferece barris grátis de Heineken começou a circular em abril deste ano, por meio de aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Na oferta, as vítimas precisam completar as etapas exigidas para receberem o prêmio.

Logo de cara é possível ver que há um contador na parte superior da página para dar a sensação de urgência às vítimas. Em seguida, aparece a informação sobre um breve questionário que deve ser preenchido.

Apesar de uma das perguntas confirmar se a faixa etária do participante está dentro da maioridade legal prevista em lei no Brasil, a resposta para essa pergunta e para todas as outras é irrelevante, pois o processo continua independente da opção escolhida pela vítima.

Ao final das perguntas, o site demonstra fazer validações e aprovações das respostas. No entanto, o processo é apenas visual, pois nada é validado efetivamente e o recurso é usado para trazer mais credibilidade para a campanha maliciosa.

Na etapa final, antes que o usuário obtenha seu suposto prêmio, aparece a informação para que ele compartilhe o golpe por WhatsApp com pelo menos 10 contatos.

Instruções para ganhar o suposto prêmio

Caso a pessoa realmente compartilhe a mensagem e tente clicar no botão finalizar, ela será direcionada para diversos tipos de sites, como páginas para download de extensões de browser, sites de propagandas e de outros golpes. Nenhum deles, é claro, está relacionado à entrega dos barris de cerveja Heineken anunciados.

Questionada sobre a veracidade da informação, a Heineken Brasil informou que a prática se trata de uma campanha falsa.

Para evitar que os criminosos tenham êxito, seja na coleta de informações ou na infecção dos dispositivos das vítimas, separamos algumas das dicas de segurança mais eficientes contra esse tipo de ameaça:

• Busque informações sobre a promoção: saber que cada clique é importante e ter a segurança das informações sempre em mente evitará que ações maliciosas sejam bem-sucedidas;

• Desconfie: é interessante sempre manter-se alerta para coisas muito boas ou muito ruins. Lembre-se que criminosos criam seus golpes sempre tendo algo urgente como tema: uma passagem aérea muito barata se você comprá-la "até amanhã", um processo judicial contra você, um prêmio que precisa ser resgatado ou irá expirar, a cura de alguma doença, enfim, qualquer coisa que exija sua atenção imediata. Essa técnica é bastante utilizada em golpes, principalmente tendo em conta que as páginas que propagam esse tipo de conteúdo malicioso costumam ser derrubadas rapidamente, e os criminosos querem que o máximo de vítimas as acessem antes de serem descobertas.

• Proteja seus dispositivos: algumas campanhas fraudulentas e sites pela Internet possuem conteúdo malicioso oculto em sua estrutura. Esses scripts podem funcionar sem que o usuário saiba e podem acabar prejudicando qualquer pessoa que acessá-los. Para evitar isso, tenha softwares de segurança como antivírus instalados em todos os seus dispositivos - isso irá garantir diversas camadas de proteção para navegação e análise de arquivos baixados.

• Não deixe que saibam sobre você: há complementos de segurança que evitam que qualquer script, não apenas os maliciosos, sejam executados enquanto você navega. Um deles é o famoso NoScript, uma extensão de browser que, quando ativada, notifica o usuário sobre quais scripts estão tentando rodar em determinado site e os bloqueia por padrão, permitindo que o usuário libere apenas o que considerar confiável.

• Não propague desinformação: caso receba mensagens deste tipo, não as repasse, mesmo que elas tenham vindo de alguém em quem você confia, afinal as pessoas que conhecemos também podem ter sido vítimas de um golpe. Procure sempre validar diretamente no site oficial da empresa se eles estão realmente divulgando o conteúdo que você recebeu e, definitivamente, não acesse os links recebidos por mensagem ou e-mail.

A ESET possui o portal #quenãoaconteca, com informações úteis para evitar que situações cotidianas afetem a privacidade online.

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/2020/05/26/barris-cerveja-heineken-gratis-golpe/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar