Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

3 dicas de como começar um projeto de Data Science na sua empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helena Elpo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Os termos data science ou ciência de dados se tornaram mais comuns nos últimos tempos, porém muitas pessoas ainda não conhecem as aplicações desta ciência e a sua importância na vida cotidiana e nos negócios. Nesse momento em que a sociedade passa por grandes transformações, o uso inteligente de dados é um aliado para a tomada rápida de decisões, resolução de problemas e pode ajudar muitas empresas a superar a crise. Para quem pensa que isso só vale na área de tecnologia, se engana. A ciência dos dados influencia todos os segmentos, do varejo à logística. E se hoje ainda é um diferencial competitivo, no futuro, será obrigatório para as empresas que não não querem ficar para trás.

Mas como começar na prática? Como transformar dados em informação estratégica? Reunimos dicas de quatro especialistas no assunto.

Não busque uma única fonte de dados

Com a evolução do Big Data, criou-se uma terra fértil para se coletar dados e gerar informações. Entender qual o tipo de problema se quer resolver ou usar os dados para gerar insights é o primeiro passo, e para isso não se deve buscar somente uma fonte. “Não se trata somente de utilizar uma ferramenta e extrair os dados dos campos de informações. Ainda que hoje se utilizem tabelas estruturadas, o que se procura com o data science é a informação contida em um conjunto de campos. A informação está focada no grupo todo, em todo o data set. E muitas vezes não temos os campos organizados, mas temos redes sociais, fotos, bancos de dados”, explica Normelio Schneider Junior, team leader de Data Science na Supero Tecnologia.

Na visão de Bernardo Rachadel, gerente de TI na Qualirede, é preciso buscar formatos de informação que estão em todo lugar. “Quanto mais eu trabalho com data science, mas eu tenho me desvinculado do “campo para consultar tal coisa”. Se a gente continuar esperando que tenha todas informações perfeitinhas, vamos continuar com os mesmos desafios que a tecnologia da informação passou e vem passando até hoje, que não consegue resolver os problemas dos negócios. A ciência de dados atua nessa visão não estruturada da informação”, explica.

Comece com pequenos projetos

Criar projetos em data science envolve uma série de profissionais e recursos, porém é possível começar a utilizar esta ciência para resolver pequenas demandas, de modo a se obter algumas vitórias e ir evoluindo. “O custo dos profissionais é alto, mas é possível com poucos recursos obter grandes resultados”, explica Bernardo Rachadel.

Pensamento semelhante tem Marlon Tavares, analista de business intelligence da Ailos com mais de dez anos de experiência. “Resolvendo pequenos problemas, evita aquele pensamento que está demorando muito para ter um resultado. Ciência de dados é um estudo, às vezes é preciso voltar um passo atrás para rever o que foi feito. Ter terminado não significa que está pronto, é um processo longo”.

Invista em profissionais qualificados

Em um levantamento do Linkedin das 15 profissões em alta no Brasil em 2020, três delas estão diretamente ligadas à ciência de dados: cientista de dados, engenheiro de dados e especialista em inteligência artificial. Encontrar profissionais qualificados ainda é um desafio no país, uma vez que é necessário uma série de habilidades.

“A pessoa precisa ter conhecimentos em programação, computação, matemática e estatística para saber administrar uma grande quantidade de dados, mas sobretudo ser versátil, conseguir transitar conforme a demanda vai exigindo dela, porque vão surgindo problemas no dia a dia”, explica Marlon Tavares.

Além do conhecimento técnico, o executivo de operações e negócio da Supero Tecnologia, Valdemir Silveira, explica que é importante ser uma pessoa com visão de negócios, para junto ao cliente definir a melhor estratégia de como aqueles dados podem trazer resultados para aquele negócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar