Tecnologia do Serpro auxilia Exército a emitir certificado de registro de armamento

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Serpro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Solução Vio viabilizará a fiscalização de produtos controlados por meio da verificação da autenticidade de dados

Tecnologia do Serpro auxilia Exército Brasileiro a emitir certificado de registro de armamento

O Exército Brasileiro começará a utilizar a solução Vio de autenticação de documentos, desenvolvida pelo Serpro, para validar a emissão de certificado de registro de armamento a todos os militares e usuários de produtos das categorias de controle de tráfego especial. A tecnologia garantirá a validação e veracidade dos dados, com segurança, integridade e confiabilidade, viabilizando a fiscalização de produtos controlados no país.

De acordo com o gestor do Vio no Serpro, Lary César Galeno Fernandes, a solução vai permitir, inicialmente, a emissão de Certificado de Registro Pessoa Física para as 12 Regiões Militares, abrangendo em torno de 4.500 codificações mensais e 54 mil codificações por ano. "A implantação do QR Code Vio garante a autenticidade dos documentos, o que fortalecerá as atividades de fiscalização de produtos controlados, tais como fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário, comercialização e tráfego, de acordo com o Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados/R-105)", explica Lary.

O gestor de negócios, Orlando Moreira Bastos, da Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios do Serpro, informa, ainda, que a solução também ajudará o Exército Brasileiro a certificar a autenticidade dos Certificados de Registro de Pessoa Jurídica, Certificado de Registro de Arma de Fogo, Porte de Arma de Fogo e Guia de Tráfego de Pessoa Física e Jurídica. “Esta contratação tecnológica é o início de uma jornada de novos projetos em comum com o Exército. É uma honra para o Serpro firmar parceria com essa importante instituição, que prima pela soberania, salvaguardando os interesses nacionais”, ressalta Orlando.

O que é o Vio

O Vio é um sistema de certificação de autenticidade de documentos de identificação, que usa a tecnologia de compactação e criptografia de dados para permitir que as informações em um documento sejam inseridas em um código QR. Diferentemente de um código QR normal, limitado a manter informações específicas e de texto, o QR-Code Vio permite inserir texto e imagens criptografados para leitura offline, ou seja, sem precisar de internet.

“O QR Code Vio replica os dados contidos no documento utilizando encriptação forte para garantir a autenticidade dos dados. Além disso, QR Codes Vio são encriptados na fonte a partir de informações fornecidas pela própria entidade emissora do documento, garantindo o não-repúdio”, explica Lary Fernandes

Solução completa

O sistema Vio é composto por três funcionalidades:

API REST para criação de QR Codes Vio: utilizada por entidades emissoras para solicitar a encriptação dos dados fornecidos e a geração do QR Code Vio.
API REST para decodificação de QR Codes Vio: integrada a qualquer entidade que deseje decodificar e validar QR Codes Vio de forma automatizada.
Aplicativo Vio para Android e iOS: disponíveis gratuitamente nas respectivas lojas online, capazes de decodificar e validar QR Codes Vio offline em situações onde a automação não seja necessária.

A função fornecida ao Exército é o API REST para codificação de QR Codes garantindo que, ao ser emitido um Certificado de Registro para controle de armamento, o QR Code gerado somente seja “lido” e interpretado pela própria solução Vio, que decifra códigos bidimensionais criptografados. Segundo o gestor Orlando Bastos, "o QR Code é codificado utilizando tecnologia de encriptação forte a fim de garantir autenticidade, integridade e confiabilidade das informações contidas”

Quem já usa o Vio

Em 2020, já foram gerados cerca de 14 milhões de QR Codes. Desses, 11 milhões foram para produtos Denatran e 1 milhão para demais produtos. Conheça os órgãos e as soluções que já utilizam a tecnologia Vio.

Denatran: CNH Digital, CRLV Digital, Placa Mercosul, Renave.
Tesouro Nacional: CAUC.
Ministério da Economia: Sigepe.
Produto Serpro: ProId.