Brasil,

Maratona UNICEF Samsung: jogo alia economia solidária, agricultura e saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Espinosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Reprodução das funções do app IFarmNet Reprodução das funções do app IFarmNet

IFarmNet, desenvolvido com recursos de acessibilidade para deficientes visuais, propõe atividades lúdicas na gestão de uma fazenda em comunidade de agricultores

A Samsung apresenta mais uma equipe selecionada para a fase final do programa Maratona UNICEF Samsung. O jogo IFarmNet foi desenvolvido por um grupo de alunos do Rio de Janeiro e engloba economia solidária, gestão de uma pequena propriedade rural, alimentação e saúde, além de inserir conteúdos de ciências da natureza voltados para estudantes do Ensino Médio.

O aplicativo foi desenvolvido com suporte para deficientes visuais e auditivos e pode ser baixado em smartphones com qualquer sistema operacional, tanto na Play Store como na App Store. Ao iniciar o jogo, o usuário pode assistir a um tutorial com explicações sobre as atividades disponíveis. Em seguida, é possível escolher nome e avatar para o personagem, que logo recebe uma carteirinha do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL).

O personagem começa a história com apenas um tipo de alimento disponível em sua fazenda e precisa fazer trocas com outros agricultores da pequena comunidade. Também é possível ir a um mercado na cidade que oferece produtos industrializados ou novos alimentos para serem cultivados na fazenda. As plantações são integradas e as escolhas do jogador interferem no desenvolvimento da propriedade e na saúde do personagem.

“Economia solidária não é algo que a gente lida no dia a dia em um ambiente urbano e é interessante ver essa nova maneira de lidar com a propriedade, com essa relação de troca que é diferente do que vivemos na cidade,” explica João Pedro Winbald, estudante de Engenharia Eletrônica de Computação é um dos integrantes do grupo, ao lado da estudante Fabrícia Nicomesdes e da professora Emanuele Nunes.

Para ajudar a manter a saúde do personagem, o usuário pode colocá-lo para fazer atividades físicas. Outra ação que impacta no dia a dia da fazenda é responder a um questionário sobre ciências da natureza. As respostas corretas colaboram com o crescimento saudável da plantação. Também há conteúdos voltados para as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como empatia, diálogo e cooperação.

“Tentamos colocar todos esses conceitos no jogo com as temáticas girando em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis que tratam da promoção da fome zero, agricultura sustentável, geração de trabalho e renda”, explica a professora Emanuele Nunes, que tem mantido reuniões por videoconferência com Pedro e Fabrícia regularmente.

“A Maratona UNICEF Samsung visa a estimular propostas como essa, que oferecem soluções criativas e lúdicas para pontos sensíveis da sociedade, que proponham debates e mudanças que transformem o mundo. É o que perseguimos com a visão global da Samsung na educação: Togheter for Tomorrow! Enabling People”, salienta Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

O app IFarmNet é uma das 19 equipes selecionadas para a fase final da Maratona UNICEF Samsung. As últimas etapas do programa seguem totalmente online, tanto para o trabalho de mentoria, já em andamento, quanto para as bancadas de avaliação, previstas para acontecer entre os dias 18 e 29 de maio. A versão final dos aplicativos precisa ser publicada até 5 de junho.

Link de acesso a Samsung Newsroom Brasil:https://news.samsung.com/br/maratona-unicef-samsung-jogo-alia-economia-solidaria-agricultura-e-saude

Sobre a Maratona UNICEF Samsung

A Maratona UNICEF Samsung é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung. O programa foi desenvolvido em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI, e tem como objetivo desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio. Na edição anterior, mais de 100 equipes se inscreveram e 31 foram selecionadas.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar