Brasil,

VIA Technologies testa uso de sensores ultrassônicos em veículos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Nova solução põe fim ao ponto cego e aumenta segurança da direção

A multinacional VIA Technologies, pioneira em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para veículos autônomos, está testando mais uma funcionalidade no VIA Mobile360 Sense que promete aprimorar a segurança e reduzir colisões e acidentes. “Depois de analisar como o sistema pode combinar câmeras e radar em uma solução ADAS, passamos agora a ver como as câmeras também podem ter sua capacidade ampliada por meio de sensores de proximidade ultrassônicos para produzir um sistema de visualização surround de 360º com maior percepção de proximidade”, explica Richard Brown, vice-presidente de marketing internacional da VIA Technologies, Inc..

Segundo o executivo é um caso de fusão dos dados do sensor de duas fontes para fornecer ao sistema inteligência aprimorada e uma imagem mais clara do que está acontecendo ao seu redor. “É como adicionar um par de orelhas a um par de olhos”, resume.

O sistema VIA Mobile360 Surround View (SVS) geralmente envolve quatro câmeras FOV 190 ° posicionadas em cada lado do veículo. Essas câmeras são conectadas via cabos FAKRA a um sistema robusto de visão computacional, geralmente o VIA Mobile360 M820 ou M810. Usando a tecnologia VIA Multi-Stitch, a visão das quatro câmeras é costurada para criar uma imagem panorâmica clara do veículo visto de cima. Isso é apresentado em tempo real ao motorista através de uma tela robusta montada dentro do veículo.

“Ter a capacidade de ver todos os quatro lados adjacentes ao veículo é obviamente útil ao virar uma esquina ou tentar outras manobras, mas, na realidade, a atenção e o foco do motorista estarão na estrada à frente durante a maior parte do tempo ao volante. É por isso que os alertas de proximidade podem fornecer um papel secundário muito importante para evitar acidentes e colisões”, ressalta Brown.

Câmeras e Sensores Ultrassônicos

Foram adicionados oito sensores de proximidade ultrassônicos aos lados do veículo de teste, dois de cada lado. Sensores ultrassônicos usam ondas sonoras emitidas em altas frequências que os humanos não conseguem ouvir. O sensor mede o tempo necessário para que as ondas sonoras sejam refletidas e retornadas, semelhante à maneira como o radar usa ondas de rádio para detectar objetos. Se as ondas sonoras encontrarem um objeto (como um pedestre ou um veículo), sua posição poderá ser calculada. Tudo isso acontece quase instantaneamente.

Uma vez configurados corretamente, esses sensores se combinam para detectar todos os objetos nas proximidades. Os alertas de áudio mantêm o motorista ciente de casos em que um objeto está perigosamente próximo ao veículo, garantindo que colisões sejam evitadas.

O VIA Mobile360 Sense coleta dados de dois tipos diferentes de sensores e os une para criar uma imagem mais clara e informada do ambiente circundante do veículo. “Embora isso possa ser visto como um passo crucial para os veículos autônomos de amanhã, hoje essa tecnologia pode ser usada como um valioso sistema de segurança no veículo que salva vidas, impedindo acidentes e colisões na estrada”, observa o diretor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar