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Quase 75% dos consumidores do Brasil tentaram apagar dados pessoais na web

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrew Germano
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Quase 75% dos consumidores do Brasil tentaram apagar dados pessoais na web

Novo relatório global da Kaspersky mostra ainda que quase um quinto dos brasileiros entrevistados teve suas informações privadas publicadas sem o seu consentimento.

Consumidores brasileiros desejam reforçar a proteção e o controle de sua privacidade na internet. É o que aponta o relatório Defesa da privacidade digital: levando a proteção pessoal ao próximo patamar , que acaba de ser lançado pela Kaspersky e que examina a postura atual do consumidor sobre a privacidade online, assim como as medidas tomadas para evitar que informações pessoais caiam em mãos erradas.

De acordo com o estudo, realizado pela Kaspersky em 23 países, os brasileiros estão cada vez mais cientes onde seus dados estão sendo disponibilizados, tanto que 74% declararam ter tentado removê-los de sites ou mídias sociais. Porém, quase um quarto (24%) não sabe como fazê-lo.

Os consumidores brasileiros mostraram ainda estar preocupados não apenas com a segurança das próprias informações, mas também a de seus entes queridos. Por exemplo, 19% dos entrevistados disseram que seus dados pessoais ou informações sobre familiares foram disponibilizadas publicamente sem o seu consentimento.

Essas ocorrências estão levando consumidores a fazer escolhas mais conscientes sobre como e onde armazenar os seus dados pessoais, para impedir que eles sejam vistos ou usados por outros sem seu consentimento. Parte significativa dos entrevistados no Brasil tomou medidas adicionais durante a navegação web para ocultar suas informações: 58% para escondê-las de cibercriminosos, 35% dos sites pelos quais navegam e 33% de outras pessoas com quem compartilham o mesmo dispositivo. A desconfiança recai até mesmo em relação aos próprios aparelhos: mais de um quarto desses entrevistados (26%) afirma estar muito preocupado com a coleta de informações privadas por aplicativos usados em seus dispositivos móveis.

Essas pessoas podem passar a sentir que estão perdendo o controle sobre onde seus dados estão sendo armazenados e, com isso, estão cientes dos riscos associados ao compartilhamento de informações pessoais. Assim, compreensivelmente, não querem que seus dados sejam usados por terceiros sem o conhecimento prévio.

"Há muitas maneiras de ter controle sobre nossos rastros digitais. Uma delas é sempre considerar com quem estamos compartilhando nossos dados e entender como eles podem ser usados. Tudo que é colocado na internet pode ficar acessível para diversas pessoas e por muito tempo, a menos que tomemos medidas específicas de proteção. Entender como resguardar os dados pessoais na internet e gerenciar de forma eficiente onde os dados estão sendo armazenados é um passo importante para garantir uma presença positiva na internet, melhorar a reputação pessoal e abrir oportunidades futuras", afirma Marina Titova, chefe de marketing de produtos ao consumidor da Kaspersky.

Para que os consumidores possam proteger a privacidade de seus dados de modo eficaz, eles precisam de orientações. "A ‘Pesquisa sobre Privacidade Global’, realizada anualmente pela Kaspersky, apresenta ferramentas úteis para entendermos melhor o nível de conscientização e a percepção geral dos internautas sobre o exercício de seu direito à privacidade e à proteção de seus dados pessoais. A Convention 108+ recomenda promover avaliações mais amplas e mais significativas sobre o impacto do uso da proteção de dados, a aplicação do princípio de privacidade por design e uma postura proativa em relação aos requisitos de segurança de dados", afirma Patrick Penninckx, chefe do departamento de Information Society do Conselho da Europa.

Para garantir que suas informações pessoais continuem protegidas na internet, a Kaspersky recomenda:

• Mantenha uma lista de suas contas online para saber quais serviços e sites podem estar armazenando informações pessoais;

• Use o "Privacy Checker", que ajuda a configurar seus perfis em mídias sociais de modo privado. Assim, será mais difícil para terceiros encontrarem informações confidenciais;

• Para identificar solicitações possivelmente perigosas ou duvidosas feitas por aplicativos e entender os riscos associados aos tipos de permissões mais comuns, instale o Kaspersky Security Cloud . O produto também inclui o recurso "não rastrear", que impede a instalação de ferramentas de rastreamento que possam monitorar suas ações em sites e coletar informações privadas.

Para mais informações e ler o relatório completo ‘Defesa da privacidade digital: levando a proteção pessoal ao próximo patamar’, acesse este link.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles.


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