Free Fire não está dando prêmios diários, alerta Kaspersky
Novo golpe disseminado via WhatsApp foca nos jogadores de um dos jogos mais populares no país
Os golpes se aproveitando do isolamento social por conta do Covid-19 continuam muito ativos no Brasil, tanto que a Kaspersky identificou um crescimento de 124% nos ataques de phishing em plataformas móveis entre fevereiro e março. Os especialistas de segurança da empresa identificaram agora um golpe usando um dos mais populares jogos online da atualidade para exibir propaganda e disseminar scareware.
A mensagem afirma que, durante o período de isolamento social, a empresa desenvolvedora do jogo está dando 1 mil diamantes (que são as moedas ou dinheiro usados para comprar itens no jogo) e passes gratuitos que oferecem itens para o jogador utilizar no game. Logicamente, os benefícios não são verdadeiros e só servem para fazer a pessoa clicar no link de phishing.
Caso clique, a vítima é direcionada para uma página fraudulenta que pede para o jogador responder a três perguntas sobre o jogo: quantas horas o internauta joga por dia; se ele gosta do jogo; e de qual liga ele faz parte. Em cada resposta, uma nova janela é aberta e é onde o golpe se concretiza.
Nos testes realizados pela equipe de especialistas de segurança da Kaspersky, foram encontradas páginas que exibem anúncios, pedidos de participação em pesquisas online (geração de trafego) e scareware - uma engenharia social que visa gerar uma percepção de medo para fazer com que a vítima baixe uma solução para o problema apresentado, como uma suposta infecção no dispositivo ou a necessidade de baixar uma VPN para seguir acessando o link. É interessante perceber que o golpe se adequa dependendo do idioma que o usuário tenha no celular, a Kaspersky identificou scareware em português, inglês e espanhol.
No fim, o golpe pede para a vítima compartilhar a "promoção" com dez contatos via WhatsApp. Novamente a mensagem pode estar em português, inglês ou espanhol.
Nos testes que a Kaspersky realizou, não foi possível concluir o processo carregando o suposto benefício na conta do jogo. O golpe fica mostrando uma mensagem dizendo que ainda falta compartilhar a mensagem com cinco contatos. Como o WhatsApp não permite mais o envio de mensagem para mais de cinco contatos por vez, é possível que este seja o fim do golpe. Algo bom para os jogadores, pois em nenhum momento é pedido a credencial de acesso do jogo.
"Recentemente, o Free Fire atingiu o recorde de 60 milhões de jogadores ativos, isso é um número maior que a população de muitos países na América Latina, apenas Brasil e México tem mais pessoas. E é este potencial de vítimas que motiva os cibercriminosos a criar golpes usando uma marca popular, tanto que o golpe tem versões em diferentes idiomas. E a melhor maneira de evitar golpes assim é desconfiar, buscando apenas as redes sociais oficiais para confirmar a existência da promoção", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.
Para evitar ser vítima, a Kaspersky recomenda:
• Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho.
• Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos, antes de clicar neles. Além disso, verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink.
• Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização - ou os perfis nas redes sociais.
• Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira informações pessoais.
• Use soluções de segurança confiáveis, como o Kaspersky Internet Security, para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças. Ela ainda conta com uma função "modo gamer", que congela as tarefas rotineiras para que o processamento seja totalmente dedicado ao jogo.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário