Brasil,

Startup brasileira reúne ITI e autoridades jurídicas em live sobre mudanças na Lei para viabilizar a assinatura digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stella Milani
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Nesta quinta-feira, 30, a partir das 19h00, a Contraktor, startup que automatiza a gestão contratos, vai transmitir a live “2020, o Ano da Assinatura Digital no Brasil”, cuja pauta é abordar as recentes mudanças na lei, que objetivam viabilizar o uso da tecnologia para formalizar documentos digitais. A live será transmitida por meio do canal da Contraktor no Youtube e terá a participação de Marcelo Buz, Diretor Presidente do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Patricia Peck, advogada e escritora referência no Direito Digital, Rhodrigo Deda, advogado, jornalista e presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR, Daniel Becker, advogado e colunista do tema Inovação Jurídica e Bruno Doneda, advogado e co-Fundador da Contraktor.

Juntos, os profissionais vão esclarecer as novas medidas que amparam o uso da assinatura digital no Brasil, com o intuito de promover e incentivar a adesão à tecnologia, especialmente em tempos de isolamento social. Isso porque formalizar negócios por meio de documentos digitais evita o contato físico, elimina a necessidade de ir ao cartório para reconhecer firma, além de permitir que as empresas, em especial as pequenas e médias, continuem fechando negócios durante os trabalhos remotos.

As mudanças na Lei

Diante da crise do Covid-19 e distanciamento social, foram divulgadas novas maneiras legais de viabilizar o uso da assinatura digital. A primeira divulgação, realizada em 19 de março, foi do Decreto nº 10.278 que, em suma, faz com que a digitalização de documentos públicos ou privados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais, mediante à assinatura digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, órgão do ITI, também presidido pelo participante da Live, Marcelo Buz.

A segunda divulgação, feita em 14 de abril, foi da Instrução Normativa nº 79/2020 que diz respeito à participação e votação a distância em reuniões e assembleias de sociedades anônimas fechadas, limitadas e cooperativas, devendo as assinaturas dos membros serem feitas com certificado digital emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil ou qualquer outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica.

O terceiro tópico da conversa é a MP 951/2020 que, desde 15 de abril, propõe que a emissão dos Certificados Digitais - documento de identificação necessário para emitir a assinatura digital - sejam emitidos a distância. Além disso, desde o dia 24 de abril, as Autoridades de Registro podem emitir certificados digitais por meio de videoconferência. “Esta data é um marco para um novo momento da ICP-Brasil, é a maior renovação histórica em seus 19 anos”, celebrou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz.

Impactos

Com as mudanças a favor do uso da assinatura digital, empresas e profissionais de diversos setores poderão dar continuidade ao fechamento de negócios, mesmo com o isolamento social. Além disso, com o uso dos documentos digitais, o tempo para concluir as operações pode reduzir em até 85%, se comparado ao método tradicional, que envolve impressões, envio dos documentos físicos para todos os participantes, geralmente em longas distâncias e a espera pela assinatura e reconhecimento de firma de cada signatário. Em média, esse processo leva cerca de 7 dias, enquanto o uso da assinatura digital, 24 horas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar