Escritórios de advocacia utilizam tecnologias para atuar em época de crise

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Boueri
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Com a explosão do coronavírus no país, a quarentena e o isolamento social são medidas necessárias impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) visando a diminuição do contágio da doença. As empresas, por sua vez, estão tendo que se adaptar ao novo cenário e trabalhar de forma remota, com a ausência do contato presencial dos funcionários. Como será, então, que os escritórios de advocacia estão atuando nessa época de crise, uma vez que precisaram paralisar as atividades?

De acordo com Vinícius Bicalho, advogado e mestre em direito no Brasil e nos Estados Unidos e CEO da Bicalho Consultoria Legal - empresa especializada em migração e internacionalização de negócios - a saída tem sido apostar em tecnologias da informação e softwares de gestão para que a equipe continue executando as atividades.

"No escritório nós já usávamos ferramentas que permitiam que todo o time, em qualquer lugar que estivesse, editasse documentos de clientes ao mesmo tempo, por exemplo, inclusive de países diferentes. A sensação que tenho é que somente nos períodos de crise damos conta do quanto as tecnologias jogam ao nosso favor. Eu sempre investi em plataformas com dados em nuvem, mas nunca tinha parado para observar com atenção a real importância disso, principalmente porque no dia a dia agimos quase que no automático ", explica.

Já para Arthur Braga Nascimento, CEO da Bonuz - escritório de advocacia especializado em empresas em fase inicial e startups - as mudanças não foram somente no trabalho diário. Ele afirma ser notável as alterações emergenciais impostas em diversos setores do jurídico, principalmente quando se tratam de ações que precisam ser presenciais e fazem com que os profissionais do direito se reinventem neste período.

"Com a chegada do COVID-19, nosso papel é entender de prontidão quais são as novas leis impostas nesse momento para a sociedade, principalmente para auxiliarmos clientes a evitarem perdas, reavaliando seus prazos de contratos e renegociando entregas, caso seja necessário. Porém, fazer tudo isso à distância, exige que nós do setor jurídico tenhamos que nos adequar a ferramentas que podemos utilizar a nosso favor e assim, continuarmos atuando mesmo que à distância com esses clientes. Muita coisa mudou, um exemplo disso foram as leis trabalhistas que passaram por diversas reformulações, por isso, é importante entendermos que nossa hora é agora e precisamos estar do lado de quem precisa de nosso serviço para continuarmos instruindo a todos sobre seus direitos e deveres, neste momento delicado", finaliza.