SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Comitê Gestor ICP-Brasil regulamenta emissão de certificados digitais a distância por videoconferência

  • Terça, 28 Abril 2020 10:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Preussler
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A partir desta sexta-feira, 24 de abril, as Autoridades de Registro poderão emitir certificados digitais no modelo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil a distância por videoconferência. “Esta data é um marco para um novo momento da ICP-Brasil, é a maior renovação histórica em seus 19 anos”, celebrou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz.

Os procedimentos que garantem a segurança na primeira emissão de um certificado digital para pessoa física ou jurídica foram publicados na Resolução nº 170. O normativo foi aprovado em plenária virtual do Comitê Gestor da ICP-Brasil, realizada no dia 23 de abril, e leva em consideração o momento atual de especial atenção à saúde nacional em virtude do isolamento social imposto pelo Coronavírus (COVID-19), que, muitas vezes, impede cidadãos a irem presencialmente a uma Autoridade de Registro adquirir o seu certificado digital.

Conforme a Resolução, as entidades emissoras credenciadas à ICP-Brasil devem realizar videoconferência de acordo com os procedimentos regulamentados pela Instrução Normativa nº 02/2020, sendo dispensada a coleta das impressões digitais. Os documentos digitais emitido a distância terão validade de, no máximo, um ano e não poderão ser renovados.

A videoconferência deverá ser pré-agendada e os documentos exigidos para a identificação previamente enviados à Autoridade de Registro por meio eletrônico, de modo a proporcionar a devida análise e validação. Os documentos comporão o dossiê dos titulares, bem como servirão para consulta à lista negativa.

O certificado não deverá ser emitido caso, durante a videoconferência, seja observada inconsistência nos documentos apresentados, nas informações coletadas durante a interação ou divergência na imagem da videoconferência com a dos documentos apresentados. Quando da realização da videoconferência, deverá ser coletada e armazenada, no dossiê do titular, imagem da sua face.

O normativo ainda estabelece que identificadas, a qualquer tempo, inconsistência ou divergência de dados, os certificados envolvidos devem ser revogados. Nesses casos, deve-se observar os procedimentos regulamentados em caso de fraudes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Fev 26, 2026 Info & Ti

Positivo S+ explica por que a maturidade em Digital…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Red Hat AI Factory with NVIDIA acelera o caminho para a…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Edge UOL otimiza custos e melhora a eficiência…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Avanço da IA e o dilema do suprimento de energia para…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Drones e inteligência artificial aceleram recuperação…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Com mais casos de traffic shaping, transparência na…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Futebol é fonte de dados, não só paixão: como a…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Ingram Micro consolida parceria com Genetec e reforça…

Fev 24, 2026 Info & Ti

motorola signature consolida liderança em profundidade…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Acúmulo digital pode ser tão "tóxico" para a saúde…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Relatório do Google aponta avanço de agentes de IA, mas…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Otimizando Arquivos Digitais para Maior Produtividade…

Fev 23, 2026 Info & Ti

Volta às aulas: como usar o Galaxy AI na série Galaxy…

Fev 23, 2026 Info & Ti

Drones que elevam pessoas ganham repercussão e expõem…

Fev 23, 2026 Info & Ti

Se os cookies melhoram a experiência digital, por que…

Fev 23, 2026 Info & Ti

Saiba como usar o smartphone para aproveitar o Modo…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version