Brasil,

Especialista em gerenciamento de riscos do BID apresenta 5 dicas para salvar seu projeto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Rebelo Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

De acordo com Sheries Ruddoc, associada de operações do Banco, 26% dos projetos falham e 80% apresentam sempre as mesmas causas de atraso

Como transformar riscos em oportunidades para seu projeto? Como adaptá-lo frente ao surto do covid-19? Baseado em 11 anos de experiências próprias e com stakeholders, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) criou a metodologia "Gestão de riscos em projetos" , disponível por meio de sua certificação gratuita online. De acordo com Sheries Ruddoc, associada de operações do BID, 26% dos projetos falham devido a riscos e 80% apresentam sempre as mesmas causas de atraso. O momento requer ainda mais atenção, por isso a especialista dá alguns conselhos para profissionais que atuam em projetos.

• Documente

É possível aplicar o gerenciamento de riscos para os mais diversos cenários, como por exemplo desastres naturais, questões governamentais, ou mesmo a emergência sanitária do covid-19. "Problemas como estes precisam ser convertidos em aprendizado, daí a importância de documentá-los em um banco de dados, para planejar proativamente para o futuro com uma nova mentalidade e agir de forma preventiva", afirma Ruddock.

• Mude a Mentalidade

Para Ruddoc, o foco deve estar na possibilidade de explorar o risco em prol do projeto. "Riscos estão frequentemente associados a aspectos negativos, porém muitos deles podem beneficiar seu projeto. Planejar proativamente sob este novo ponto de vista amplia a probabilidade de eventos positivos enquanto reduz os negativos", acredita.

• Riscos acontecem e se repetem

"Você pode se preparar para um risco que jamais venha a se materializar e ser surpreendido por outros que nunca imaginou, por isso a necessidade de planejar antecipadamente, monitorá-los e reportá-los de maneira dinâmica e cíclica", explica a associada. Para a especialista, riscos são parte do projeto e ao aparecerem provavelmente ocorrerão novamente.

• Não resolva tudo sozinho

A resolução de problemas de forma reativa e individual pode arruinar um projeto. "Não queremos ficar nos escritórios sozinhos decidindo sobre a possibilidade de os riscos se concretizarem. Precisamos incluir stakeholders no projeto, pois são eles que têm a experiência e o conhecimento específico do cenário", defende.

• Estude sobre assunto

O BID disponibiliza sua metodologia em seu curso online gratuito e certificado, "Gestão de riscos em projetos", para profissionais das mais diversas áreas e cargos envolvidos na formulação, gestão e execução de projetos. "A ideia é que as pessoas aprendam essas melhores práticas e sejam capacitadas para aplicá-las em seus projetos em qualquer país", conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar