Como a comunidade de TI sente o impacto do coronavírus? Pesquisa busca essa resposta junto a profissionais do mundo inteiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Estrella
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Perguntas são direcionadas a profissionais da área de software, para que relatem efeitos da prática de home office em seu trabalho durante o isolamento. Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio representa o Brasil na equipe internacional de pesquisadores

As medidas de isolamento adotadas para impedir a disseminação do coronavírus em diversos países do mundo obrigaram diversos profissionais a adotarem o trabalho feito direto de casa, o chamado home office. Para avaliar o impacto dessa mudança na produtividade e bem-estar especificamente dos profissionais da área de software (desenvolvedores, analistas de requisitos, gerentes de projetos de software, designers de UX/UI etc.), uma equipe internacional de pesquisadores de 14 universidades e uma consultora canadense — tendo como representante brasileiro o Prof. Marcos Kalinowski, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) — está convidando os profissionais de TI mundo afora a responderem à pesquisa “Pandemic Programming” (Programação Pandêmica).

"A pesquisa é totalmente anônima e os resultados serão analisados para futuras publicações em revistas científicas. Além disso, ela deve produzir recomendações sobre como as empresas podem apoiar seus funcionários durante essa crise", destaca Kalinowski, ressaltando que o estudo está disponível não apenas em português, mas em outros nove idiomas (inglês, árabe, chinês, espanhol, italiano, coreano, persa/farsi, russo e turco), justamente para estimular a adesão de profissionais de outros países.

As perguntas da pesquisa levam apenas 20 minutos para serem respondidas, tiveram como base orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e abordam nove tópicos referentes ao home office na área de TI, à saúde do profissional e à relação com o empregador:

Estado Pessoal Covid-19
Preparação para desastres e ergonomia
Apoio organizacional e processos
Bem-estar emocional
Produtividade e desempenho antes da pandemia
Produtividade e performance em casa
Produtividade geral
Funções de trabalho e informações demográficas
Respostas abertas sobre relação com o empregador, impactos e produtividade