Brasil,

Securisoft aplica técnicas de gamificação e acelera crescimento de vendas de software de segurança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Ferramentas comportamentais no modelo "play-to-win" estimulam a produção de adrenalina nas atividades de vendas

Com o emprego de técnicas de "gamificação" aplicadas à sua equipe de vendas, uma distribuidora de software brasileira - a Securisoft - conseguiu acelerar em 20% o desempenho médio individual de seus vendedores ao longo dos dois últimos exercícios.

A empresa, que detém cerca de 10% do mercado brasileiro de software antivírus para o mercado PME, começou a experimentar o modelo de vendas competitivas ("play-to-win") a partir de meados de 2017. Desde então, a direção da Securisoft substitui o tradicional cumprimento de metas para um paradigma mais ambicioso: o de desafios crescentes ao time e aos jogadores.

"Um dado que chama a atenção é a rapidez com que a gamificação se consolidou e a melhoria geral no ambiente, com pessoas muito mais motivadas e satisfeitas por fazer parte da equipe", comenta o CEO da Securisoft, Eduardo D´Antona.

Para criar o ambiente de 'game' a Securisoft contratou a psicóloga Erica Aidar, especialista em mentoria de performance. Ela explica que sua missão tem sido a de introduzir na equipe de vendas uma série de componentes organizacionais e comportamentais tipicamente empregadas no gerenciamento de atletas. "Queremos estimular a produção de adrenalina e trazer para o exercício laboral um nível de engajamento lúdico, com forte dose emocional e, ao mesmo tempo, com alto comprometimento à disciplina e à ética", explica Érica.

Recompensa para autoimagem

Entre as práticas utilizadas na Securisoft estão novas formas de premiação de performance, incluindo não só maiores bonificações financeiras, mas também compensações caracterizadas por simbolismo e apelo à empatia. "Todos querem, é claro, ganhar mais." explica Érica.

A Securisoft oferece também uma sala de descompressão, com itens de entretenimento, atendimento pessoal para apoiar a autoavaliação e "recarga" dos vendedores. Às sextas-feiras, por exemplo, a empresa costuma dispensar a equipe uma hora mais cedo (quando as vendas estão se superando) para participarem de uma cervejada interna, que eles batizaram de "sunset", com muita música, petiscos e informalidade.

Periodicamente, a equipe organiza também encontros especiais, como bailes à fantasia ou confraternização com os parceiros Securisoft, sempre terminando em festa.

A Securisoft criou uma equipe comercial experimental com o intuito de gerar bem estar social em mães com crianças pequenas, responsáveis pelo cuidado de idosos em casa ou portadores de doenças crônicas. Foi contratado um novo time de executivos comerciais com o perfil acima para comparação da produtividade criando o laboratório "mom-office", que objetiva promover aumento de performance para colaboradores com dificuldades de se ausentarem de seus lares.

Na avaliação de Eduardo D´Antona, estas inovações no ambiente ajudam a explicar um crescimento geral de vendas da ordem de 100% em 2019 e uma taxa de sucesso notável também na adesão de novos parceiros. Em 2017, a Securisoft contava com 700 revendas ativas fazendo negócios diariamente com sua equipe de vendas.

Em dezembro último, a empresa encerrou o exercício com 1.282 parceiros de negócio no país. "Nossas taxas de retenção de talentos aumentaram e, como essas notícias se espalham, tivemos um aumento substancial no recebimento de currículos", conclui D'Antona.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar