Plataforma de integração híbrida de código aberto, cloud native, inova e agiliza aplicação de metodologias

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

O WSO2 Enterprise Integrator 7.0 permite que os desenvolvedores usem integração orientada por código ou por configuração gráfica para microsserviços descentralizados, cloud native ou arquiteturas ESB centralizadas

A plataforma de integração híbrida de código aberto, cloud native, WSO2 Enterprise Integrator 7.0 foi desenvolvida para atender a demanda por integração de aplicativos que impulsionam os negócios digitais de hoje combinam dados, fluxo de eventos e serviços de dentro da organização, de ecossistemas e de dispositivos. Para isso, foi extensivamente re-arquitetado para os novos requisitos do desenvolvimento de software.

“O WSO2 Enterprise Integrator 7.0, a primeira plataforma a alavancar a linguagem Ballerina, oferece abordagem revolucionária para fechar as lacunas de integração muitas vezes deixadas pelos ESBs tradicionais no suporte ao desenvolvimento moderno de aplicativos cloud native”, afirma Paul Fremantle, CTO e cofundador da WSO2. “Conectando serviços, eventos ou dados, os desenvolvedores agora têm a flexibilidade de configurar ou codificar integrações em seus trabalhos; adotar abordagens ágeis para integração; e começar a mesclar os mundos de desenvolvimento, integração e DevOps", resume.

Sendo assim, com o WSO2 Enterprise Integrator 7.0, as equipes de desenvolvimento e integração de aplicações corporativas agora têm a funcionalidade em uma única plataforma de integração híbrida para ajudá-los a adotar as melhores práticas emergentes para o fornecimento de aplicativos nativos da nuvem modernos e distribuídos.

“Esta é a única solução que oferece variedade de abordagens para integração orientada por código ou por configuração gráfica para microsserviços descentralizados, nativos da nuvem ou arquiteturas Enterprise Service Bus (ESB) centralizadas. A plataforma é a primeira a usar uma abordagem orientada por código para integração através da linguagem de programação Ballerina 1.0, permitindo que os desenvolvedores apliquem metodologias ágeis à integração pela primeira vez!”, informa Rodrigo Mota, gerente de canais Latam da WSO2.

Como lembra Mota, devido às suas características, o WSO2 Enterprise Integrator 7.0 atende o que está previsto no relatório do Gartner intitulado Habilidades Essenciais para Arquitetura de Integração Moderna: O uso de equipes especializadas na entrega de integração centralizada, que constroem fluxos em um ESB, é insuficiente quando confrontadas com análises de streaming, ambientes de nuvem híbrida, software como serviço (SaaS), arquitetura ágil e automação de processos. As plataformas em nuvem, arquitetura moderna de aplicações e novas técnicas de processamento de dados exigem que você crie mais fluxos de integração em menos tempo. Para conseguir isso, os profissionais técnicos de aplicações devem aprender as habilidades de integração ágil, de nuvem e de API identificadas nesta pesquisa.

Entre os principais componentes do WSO2 Enterprise Integrator 7.0, além do novo Ballerina Integrator, estão microintegrador re-arquitetado, um mecanismo para integração de ESB centralizado, cloud native e/ou para integração de microsserviços, com um design fluido no estilo “drag-and-drop”; novo streaming integrator, que integra sistemas controlados por eventos e mediar fluxos de eventos; novo suporte nativo ao Kubernetes, que possibilita implantações cloud native usando qualquer sistema de tempo de execução.

O WSO2 Enterprise Integrator 7.0 também favorece análise e observação aprimoradas por meio de suporte aos principais pacotes de análise de terceiros, como Prometheus, Grafana e ELK Stack, oferece opções aprimoradas de ferramentas para integração baseada em código ou em “drag-and-drop” baseada em configuração; e faz a integração cloud native para aplicativos modernos, pois a versão 7.0 oferece três tempos de execução cloud native para suportar as principais formas de integração necessárias na criação dos aplicativos que alimentam os negócios digitais.

E mais: o WSO2 Enterprise Integrator 7.0 possui recursos novos e aprimorados para gerenciar integrações, a exemplo de recursos de observabilidade prontos para o uso, para coletar métricas, além de registrar, rastrear e visualizar mensagens. Estes são fornecidos através de várias ferramentas, incluindo ELK, Prometheus, Grafana e Jaeger.

Essas funcionalidades levam em consideração – garante Mota – o fato de “a maioria das organizações de TI já possuir soluções preferidas para análise e gerenciamento de processos de negócios (BPM, na sigla em inglês). Portanto, o WSO2 Enterprise Integrator 7.0 foi aprimorado para oferecer suporte ao uso de aplicativos de terceiros, como Prometheus, Grafana e ELK para análise, e Camuda para BPM. Além disso, os clientes existentes podem usar as versões mais recentes dos componentes Integration Analytics e WSO2 Business Process Server, do WSO2 Enterprise Server 6.X, para os quais a WSO2 continuará a oferecer suporte e atualização”.

Mais informações

A WSO2 é a maior plataforma de integração open source do mundo e vem ajudando várias organizações digitais a darem o próximo passo para a integração ágil. A plataforma abrangente de código aberto e a metodologia de transformação ágil são diferenciais atrativos aos clientes. A solução híbrida da WSO2 permite desenvolver, reutilizar, executar e administrar integrações, oferecendo solução sem lockin que pode ser executada on-premises ou na nuvem. Hoje, 100 das marcas líderes e mais de 1.000 projetos globais utilizam tecnologias WSO2 na execução de 5 bilhões de transações anuais.