Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Big Dada permite que importador transforme dados em lucro

*Helmuth Hofstatter

Observando tendências para profissionais e empresas de comércio exterior, a presença da inovação e tecnologia é indispensável, principalmente Big Data, que é fundamental para ter sucesso no mercado.

Em diversos artigos eu citei o que é, os benefícios e até mesmo um dicionário especializado em termos do Big Data, porém nesse material quero citar as principais aplicabilidades no comércio internacional e como os players podem transformar os dados em lucro.

Os principais produtos que iniciaram as relações do Brasil com o estrangeiro e abriram o comércio exterior, foram respectivamente, o pau brasil, açúcar, ouro e café. Isso só foi possível, poque foram realizados registros e informações foram enviadas a países europeus.

Hoje, milhares de registros são utilizados por exportadores, importadores, companhias de transporte, complexos portuários e aeroportuários, a fim de cada vez mais otimizar operações logísticas.

Os dados transformados em informação sempre foram importantes para as negociações internacionais, é através deles que os players são capazes de definir estratégias para atingir novos mercados, negociar melhores tarifas de frete e realizar acordos proveitosos.

Informação é a resultante do processamento, manipulação e organização de dados.

Na área de comércio exterior há um gigante fluxo informações e registros, onde são recebidos de diversas fontes diferentes, a todo o momento e nem sempre de forma organizada. O profissional compromete grande parte da sua jornada de trabalho tentando interpretar diferentes referências recebidas, analisar e tomar uma ação assertiva mediante a elas.

Por esse motivo a plataforma da LogComex disponibiliza essas informações primordiais, a fim de otimizar o tempo dos players, uma vez que tempo é dinheiro. O Big Data Analysis consiste na coleta de dados de diferentes origens, a organização desses dados e por fim a apresentação desses dados através de informações em relatórios, dashboards e infográficos.

Isso facilita o dia a dia do importador, que ao invés de realizar suas pesquisas de mercado manualmente, pode contar com uma tecnologia avançada e segura, otimizando seu tempo em aplicar para seu para seu negócio.

Definindo estratégias a partir da análise de dados

Para definir estratégias a partir dos dados oferecidos pela plataforma de Big Data Analysis da LogComex, há quatro pilares fundamentais, são eles: clientes, fornecedores, concorrência e a operação logística.

Clientes

O maior objetivo do importador é a satisfação de seu cliente, com o Big Data é possível conhecer as reais necessidades de seu cliente, qual o target que ele deseja alcançar, quais são os produtos que mais demandam, e porque estão procurando algo em mercado externo. Dessa forma é possível melhorar a prospecção de clientes e gerar novos negócios.

Fornecedores

A busca por fornecedores pode se tornar uma etapa desgastante para qualquer importador, são diversos estudos, protocolos, peculiaridades e pesquisas e testes necessários para firmar uma parceria, através da LogComex é possível ampliar o acesso a fornecedores em diversos ramos do comércio exterior nacional e internacionalmente.

Depender de informações de terceiros pode prejudicar e atrasar diversos procedimento internos, é possível receber as informações em primeira mão e com mais velocidade através de tracking automatizados e monitoramento de frete internacional em tempo real.

Operação logística

A operação logística principalmente no Brasil é muito burocrática, e qualquer erro ou atraso podem trazer muitos prejuízos como demurrage, bloqueios desnecessários, desgaste comercial e multas.

Na plataforma é possível acessar a descrição de mercadoria com o NCM, garantindo que a nomenclatura esteja correta nas principais documentações de embarque e conhecer as respectivas alíquotas de cada produto.

Concorrência

A frase de Sun Tzu, sobre a análise da concorrência, é muito valiosa para os players de comércio exterior: “A suprema arte da guerra é derrotar seu inimigo sem lutar”. Com BigData é possível realizar a análise do seu concorrente através de dados disponíveis no mercado e assim criar estratégias com previsibilidade e identificar fatores chaves que destacam seu concorrente no mercado nacional e internacional.

Os benefícios

Com o Big Data a resolução de problemas enfrentadas por players de comércio exterior se dá de forma muito mais ágil, é possível acompanhar, rastrear, analisar e conhecer a relação do Brasil com o mundo facilmente, dessa forma otimizando as estratégias de mercado da empresa e gerando valor a toda equipe através de conhecimento mercadológico.

Conhecer profundamente clientes, operações, fornecedores e concorrência é a chave do sucesso tanto para empresa quanto para profissionais.

Sobre a LogComex

A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado. Através de uma tecnologia desenvolvida a plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina,Uruguai, Paraguai, EUA, a plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs.

Sobre Helmuth Hofstatter

Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS