Brasil,

Brasoftware desenvolve treinamento inédito no Brasil para apoiar a transformação digital da CHESF

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Sartori
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A criação de uma subestação elétrica terá aplicação de metodologia BIM e treinamento oferecido em parceria com a Autodesk e a ESC Engenharia

Buscando dar um novo passo em sua jornada de evolução tecnológica, a CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) contou com o auxílio da Brasoftware e da Autodesk para implementar a metodologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) em suas operações, dentro do projeto de construção de uma subestação elétrica. Para ajudar na transição da equipe da CHESF para a nova tecnologia, a Brasoftware realizou, em conjunto com a Autodesk, uma série de treinamentos e workshops inéditos no Brasil direcionados a engenheiros e arquitetos.

O modelo BIM consiste em um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida útil de um edifício/construção, sendo amplamente utilizado, por vezes em conjunto com outras ferramentas (como o Autodesk Revit), para criar digitalmente um modelo equivalente à uma edificação real, com detalhes relacionados à composição dos materiais de cada elemento na construção, como paredes, portas, janelas, entre outros. Utilizando a tecnologia, engenheiros e arquitetos conseguem criar modelos, e posteriormente edifícios, mais precisos e de forma parametrizada, além de terem maior facilidade de acompanhamento e agenciamento da obra.

Para Fabio Praxedes Rabelo Leite, arquiteto da CHESF, a principal vantagem da metodologia é o fato dela permitir a minimização de risco, já que apresenta informações que não estão presentes nos softwares de criação em 2D. “O maior ponto positivo do BIM é poder prever toda a fase final da instalação, analisando todas as áreas e ajustando para que cada coisa esteja em seu lugar, evitando qualquer confronto e já estipulando quais seriam os materiais necessários e consequentemente os seus custos”, conta.

Heitor Vilela, gerente de projetos Civis e Eletromecânicos da ESC Engenharia, empresa responsável pela construção da subestação, explica que o BIM se encaixa no cenário de indústria 4.0 e, portanto, era a tecnologia ideal para a CHESF, que tinha o desejo de se atualizar para melhor atender suas demandas de engenharia construtiva. “A sua implementação foi uma grande ajuda, pois nos permitiu otimizar diversas frentes de todas as áreas da engenharia”, comentou.

No entanto, apesar dos variados benefícios, a aderência para o BIM encontrou alguns obstáculos, o que gerou o receio da empresa em conseguir se adaptar, assim como suas equipes, à metodologia. Para solucionar esse desafio, a Brasoftware realizou, em conjunto com a Autodesk, workshops inéditos no Brasil, com o intuído de capacitar o time de engenheiros e arquitetos da CHESF e respaldá-los quanto a dúvidas que viessem a surgir durante o projeto. “O time era composto por profissionais que precisaram se adaptar à nova metodologia. Enquanto algumas delas já haviam tido experiência com o Revit, as outras não possuíam histórico com a ferramenta. Nosso foco aqui foi, portanto, o de passar os conhecimentos necessários para esse time e norteá-lo quanto às funcionalidades do BIM para que ele pudesse contribuir com projetos mais assertivos na CHESF”, relata Diego Teixeira, Account Manager da Brasoftware em Salvador.

Com o fim dos treinamentos, a equipe da CHESF agora se prepara para expansão do BIM para outros departamentos e para os demais profissionais da empresa, além da construção e entrega da subestação elétrica. “Tivemos um ótimo resultado e saber que fomos pioneiros em realizar esse tipo de treinamento é bastante satisfatório. O BIM integra diversos conceitos diferentes que envolvem cybersegurança, computação em nuvem e outros processos que tornam o desenvolvimento do trabalho mais ágil, e vem de encontro ao nosso objetivo de sempre buscar inovar, oferecendo aos nossos clientes possibilidades de extraírem 100% da tecnologia adquirida ”, conclui Roberta Jezler, Gerente da Regional Nordeste da Brasoftware.

Sobre a Brasoftware

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais principais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, tendo em seu portfólio soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Arcserve, Corel, VMware, PaloAlto, ForcePoint entre outras. A empresa conta com uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com foco em projetos de Inovação abordando tecnologias como análise preditiva, AI, IoT, cognitive Services, blockchain, RPA entre outros.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo uma importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo, e o Parceiro do Ano em 2019. Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica, Totvs, UHG, UOL, SENAC, TJ - SP são alguns dos clientes da empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar