Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Segurança ou comodidade? O eterno dilema da proteção de dados

ESET alerta para a importância do cuidado de dados pessoais dos usuários na internet.

A proteção de informações pessoais é um dos temas mais falados em tecnologia na era digital. E a conscientização das melhores práticas de proteção de dados é uma boa maneira de se proteger dos riscos do uso ilegal de dados pessoais. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, dá dicas de como cuidar de suas informações pessoais na internet.

O tema tem causado alvoroço nas redes sociais, com diferentes usuários questionando como grandes empresas conseguem contatá-los mesmo quando os dados pessoais não foram fornecidos. A resposta da startup financeira Nubank, pelo Twitter, afirmando ter acesso a um banco de informações para chegar a possíveis clientes foi um dos casos mais recentes.

"Cada vez que acessamos um site, um serviço ou fazemos download de conteúdo deixamos um rastro. É por isso que a proteção de dados é um fator cada vez mais importante ao nosso redor. Além disso, vemos com frequência como os usuários se descuidam da própria informação pessoal e aceitam sem problema que terceiros utilizem, analisem e lucrem com seus dados pessoais, algo que é necessário mudar radicalmente", adverte Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Investigação da ESET América Latina.

Em um momento em que os dados pessoais deixaram de ser meramente informação particular para se tornarem um negócio, e cada vez é mais complicado saber quais dados privados são deixados em registros - e quem ou como os controlam -, é importante destinar alguns minutos para analisar o que acontece com a informação dos usuários. A companhia de cibersegurança adverte também que um mal uso dos dados pessoais pode facilitar o trabalho dos cibercriminosos.

Na última semana, um usuário questionou, pelo Twitter, sobre como a Nubank havia conseguido os dados de contato dele sendo que não havia sido feito nenhum tipo de cadastro do usuário no site da financeira. A Nubank respondeu ter acesso a um banco de dados abertos até mesmo de quem não é cliente da empresa, o que gerou um sentimento de insegurança e violação de centenas de outros usuários no Brasil e abriu margem para uma reflexão sobre o acesso a dados pessoais na esfera digital.

Também é importante estar atento às páginas que se visita habitualmente, que podem ter sido vítimas de ataques e roubo de dados de usuário. Uma dica é visitar o site haveibeenpwned.com e comprovar se aparecem os seus dados de e-mail. Em caso afirmativo, é preciso atualizar tanto as senhas das contas comprometidas quanto das que não sofreram nenhum ataque.

Da mesma forma, para garantir o cuidado e a proteção de dados, a ESET recomenda:

• Contar com um software de segurança adequado e atualizado.

• Confiar em senhas únicas e robustas para cada conta.

• Usar a autenticação em dois fatores sempre que possível.

• Utilizar somente conexões wifi de confiança.

• Realizar backups com frequência e comprovar que funcionem corretamente.

• Manter os aplicativos e o sistema operacional atualizados.

A ESET possui o portal #quenãoaconteca, com informações úteis para evitar que situações cotidianas afetem a privacidade online.

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Copyright © 1992-2019 ESET. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes são marca registrada de suas respectivas empresas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar