Conectividade de rede é peça fundamental para acessar a intelligent edge

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Melo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

By Mason Coffman, Senior Product Marketing Manager da Aruba

O que é a intelligent edge? Em poucas palavras, é onde a ação acontece. Onde os funcionários trabalham, onde os produtos são fabricados e onde as pessoas compram, aprendem e se divertem.

Nesta era digital, os dados impulsionarão a próxima onda de disrupção dos negócios. Mas não estamos falando de dados gerados em uma nuvem ou data center: falamos de dados produzidos na edge, depois processados ​​e adotados localmente para acelerar a tomada de decisões, melhorar a eficiência operacional e até transformar modelos de negócios.

Para se ter ideia, a consultoria Gartner prevê que 75% dos dados serão criados e processados ​​fora de um data center ou nuvem centralizados até 2025.

Do ponto de vista da tecnologia, a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial (IA), a edge computing e uma variedade de outras soluções emergentes estão permitindo que as empresas utilizem dados de todos os dispositivos conectados e criem novas experiências para clientes, funcionários e cidadãos em geral.

O varejo, por exemplo, utiliza aplicativos de celular para personalizar a experiência de compra. A indústria se apoia na coleta de dados para fazer manutenção preventiva e reduzir custos com máquinas paradas; a medicina chega a áreas rurais e de difícil acesso por meio de dispositivos biométricos inteligentes, e oferece tratamentos mais eficazes quase em tempo real.

O lazer não fica de fora da era dos dados. Estádios criam novas experiências para os fãs, oferecendo promoções durante o jogo e simulações imersivas via realidade aumentada.

Novas tecnologias demandam uma nova rede

Nos exemplos acima, as redes corporativas desempenham um papel central na movimentação de dados e na conexão de pessoas com seus aplicativos e serviços, o que não é surpresa. No entanto, com a intelligent edge, os requisitos de rede vão muito além da conectividade padrão e das tecnologias de acesso do passado.

Os líderes de TI precisam avaliar cuidadosamente sua infraestrutura e modelos operacionais para garantir que os negócios estejam preparados para o sucesso. Mais especificamente, eles precisam enfrentar as restrições de conectividade e gerenciamento, em especial nas filiais e em outros locais distribuídos, além de ameaças à segurança. Os dispositivos IoT não são equipados com medidas de segurança rigorosas e são facilmente explorados pelos hackers.

A mobilidade da força de trabalho continua a expandir o perímetro da TI, pois os funcionários geralmente acessam recursos corporativos em dispositivos pessoais e redes Wi-Fi públicas que não são inerentemente seguras. Por fim, o tráfego destinado à nuvem que passa pela internet também é mais vulnerável - principalmente o de aplicativos de TI ocultos.

Nesses ambientes hiperdistribuídos, problemas de desempenho podem aparecer em qualquer lugar. Infelizmente, a visibilidade da TI em relação aos problemas existentes ou potenciais diminui à medida em que mais infraestruturas saem do controle direto. As informações que a TI pode coletar por meio de ferramentas de monitoramento e relatórios de terceiros geralmente não são suficientes, seja porque a granularidade dos dados é baixa ou porque os operadores devem correlacioná-las manualmente à possível causa raiz. Isso é particularmente problemático na edge, onde muitas vezes não há profissionais da área para solucionar problemas.

Como se esses desafios não fossem suficientes, a TI deve lidar com as operações diárias da rede e tentar evitá-los usando ferramentas desatualizadas e fluxos de trabalho tediosos. Por exemplo, o gerenciamento de políticas de segurança com VLANs estáticas é incompatível com a IoT. Fazer alterações de rede rotineiras pode envolver dezenas de comandos replicados em todos os nós afetados. Esses processos são lentos, propensos a erros e apenas aumentam a probabilidade de interrupções.

Ao arquitetar uma infraestrutura de intelligent edge com segurança, conectividade e automação onde mais importa, a empresa ganha agilidade nos negócios, cria novos fluxos de receita e proporciona experiências atraentes para clientes e funcionários.