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TOKIO MARINE SEGURADORA

Phishing financeiro cresce 9,5% durante o fim do ano

A Black Friday, Cyber Monday e as compras de Natal são datas importantes para o varejo que impulsionam as vendas e, infelizmente, as atividades maliciosas também. Os pesquisadores da Kaspersky detectaram um crescimento de 9,5% no phishing financeiro no último trimestre de 2019, com a atividade de spam e fraude também crescendo em número e variedade.

Passado as festas de fim de ano, a análise do cenário de ameaças durante o período forneceu uma melhor compreensão das tendências nas atividades fraudulentas. Em 2019, a participação das mensagens fraudulentas com temas financeiros manteve o crescimento, ultrapassando mais da metade (52,61%) de todas as tentativas de phishing no quarto trimestre.

Dinâmica do phishing financeiro em 2019

As mensagens falsas são um método eficaz de enganar as vítimas, roubar seus dados pessoais e credenciais financeiras/de cartão de crédito. Para isso, os cibercriminosos usam marcas populares como isca. O Brasil lidera o ranking de países mais atacados por essa ameaças e registrou um aumento de 17,3% na semana da Black Friday, em comparação com a semana anterior.

Os e-mails de spam também mostraram um ligeiro crescimento no fim do ano passado, mas os temas usados nessas mensagens foram bem diversificados. Os esquemas maliciosos variavam de promessas de doações no Natal à fraudes que tentavam roubar criptomoedas ou e-mails maliciosos enviados às organizações como falsas ordens urgentes de Natal.

Variação do spam no segundo semestre de 2019

"O fim do ano é um momento para compras por impulso e decisões precipitadas. A pressão para conseguir um bom negócio ou a busca por um presente acaba deixando alguns usuários distraídos, o que ajuda no sucesso de um ciberataque. Obviamente, para evitar fraudes não precisa se abster de fazer compras neste período, os internautas só precisam prestar atenção extra aos pagamentos com cartão de crédito. Outro ponto de atenção é a fatura, pois é possível que uma assinatura ou uma cobrança fraudulenta apareça após 2 ou 3 meses, já que os criminosos geralmente não usam dados roubados imediatamente", comenta Tatyana Sidorina, analista de segurança da Kaspersky.

Para se prevenir contra spams e mensagens fraudulentas (phishing), A Kaspersky lista os seguintes conselhos:

• Ao receber uma ótima oferta por e-mail ou SMS, cheque o endereço do site na barra superior - às vezes, ele pode ser diferente do que é visível. Caso isso aconteça, acesse a página da oferta diretamente pelo site legítimo

• Faça compras somente em lojas oficiais e conhecidas, prestando atenção aos endereços web para o qual você foi direcionado. Se o endereço for diferente do oficial, considere procurar a oferta na página oficial ou entre com contato com a loja por telefone.

• Use uma solução de segurança com tecnologias anti-phishing e que use tecnologias baseadas em comportamento, como Kaspersky Security Cloud ou Kaspersky Total Security. Eles notificam o usuário que tenta visitar uma página falsa.

• Nunca use a mesma senha em vários sites ou serviços, pois se a senha for roubada, o criminoso terá acesso a todas as contas. Para criar senhas fortes e à prova de hackers, sem ter que se lembrar de todas elas, use gerenciadores de senhas, como o Kaspersky Password Manager.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles.


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