Brasil,

Como estará a nuvem em 2025?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Damaris Ignácio
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Há mais de uma década os serviços da nuvem estão transformando a forma de como interagimos com a tecnologia. Mais de 74% das empresas afirmam que a nuvem garantiu vantagem competitiva nos negócios. Mas como? A resposta é: por trazer resultados mais rápido. Os sistemas baseados na nuvem pemitem ter acesso em tempo real aos dados, abrindo assim a porta da informação instantânea.

Entretanto, nem todas as nuvens são iguais. As de categoria "primeira geração" se constroem utilizando tecnologia de décadas atrás. Porém, nos últimos anos, houve avanços com a integração de novas tecnologias, como inteligência artificial, blockchain e internet das coisas para atender a demanda atual. Poder escalar e alcançar cada vez mais pessoas, sendo mais eficiente e proporcionando maior segurança enquanto aprende e automatiza cada vez mais processos. É nesse tipo de tecnologia que as empresas buscam: segundo uma pesquisa realizada pela IDC*, estima-se que, para 2025, mais da metade das empresas irão incorporar inteligência artificial em suas operações; e que, em 2024, mais de 35% das interações entre os usuários serão feitas em sistemas digitais com capacidades de interagir por vídeos e áudios.

Neste cenário, a Oracle apresenta quais serão as tendências em tecnologia e como a nuvem afetará as empresas e pessoas até 2025:

• Em 90% das tarefas de gestão de dados serão completamente automatizadas. À medida que os profissionais de TI não operam as tarefas administrativas rotineiras, terão mais tempo para desenvolver aplicações analíticas e propor novos produtos e serviços com base no que mostram os dados. A adoção da nuvem permite que as organizações inovem cada vez mais rápido.

• Haverá 600 vezes mais dados confidenciais compartilhados na nuvem e um forte aumento nas ameaças à segurança. Os invasores se tornam mais sofisticados com o tempo. Por isso, é primordial para qualquer empresa garantir a segurança de seus dados e sistemas. Aqui a automação também desempenhará um papel fundamental.

• 100% dos aplicativos empresariais terão alguma forma de inteligência artificial integrada. Estes avanços tecnológicos terão um impacto positivo em todas as partes do negócio, ajudando aos gestores obterem uma melhor compreensão das operações, funcionários, mercados e clientes.

• 100% dos aplicativos para a cadeia de suprimentos farão uso de realidade aumentada, realidade virtual, blockchain, machine learning e internet das coisas.

• Os algoritmos de IA eliminarão completamente a necessidade de humanos tomarem decisões.

• As interfaces de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (AR) permitem experiências mais imersivas para os usuários.

• Os assistentes controlados por voz podem buscar informações de produtos e informar dados de produção, entre outras coisas.

• O Blockchain é uma tecnologia que permite a transferência de dados digitais com uma codificação que garanta a integridade do mesmo, assim como sua rastreabilidade e confiabilidade.

• Os processos comerciais automatizados permitirão criar interações mais personalizadas. Para 2025, 80% das vendas se automatizarão permitindo que os profissionais se concentrem na construção de relações e no fomento da participação do cliente, proporcionando interações humanas mais significativas e produtivas.

• Em 80% das principais cidades será usado a Internet das Coisas para iniciativas que melhorem a experiência com os cidadãos. O machine learning será utilizado para coletar e analisar dados e aumentar a participação da cidade. A automatização das interações diárias permitirá que as pessoas ofereçam serviços personalizados.

• A ciência dos dados será cada vez mais automatizada e integrada com os sistemas de análises e gestão de informação. À medida que as organizações continuam descobrindo o valor das ideias baseadas em informações, a demanda de dados científicos seguirá aumentando. A indústria já está vendo um déficit nesses trabalhadores qualificados e, para 2025 segundo os dados atuais, não haverá o suficiente para satisfazer a crescente demanda.

• O aumento da inteligência artificial criará novos empregos que ainda não foram inventados. Existem robôs que já atuam como funcionários em algumas empresas, portanto os líderes devem começar a analisar como aprimorar a colaboração entre máquinas e pessoas.

• Os ataques de segurança cibernética serão cada vez mais sofisticados com a incorporação da Internet das Coisas e da Inteligência Artificial. Até 2025, 80% dos ataques de segurança virão de uma fonte interna. Diante disso, os sistemas autônomos podem detectar configurações incorretas e fornecer proteção contínua. A maneira mais confiável de combater essas ameaças crescentes é por meio do uso de tecnologias autônomas que podem aplicar patches automaticamente e validar a integridade do sistema 24/07.

• 80% dos dados serão vinculados a coisas e não indivíduos. Nos próximos anos, a maioria das ameaças à segurança envolverá coisas conectadas à Internet. A escala dos dados de identidade é maior do que nunca, com muitos deles espalhados entre usuários, aplicativos e ecossistemas. Ao vincular dados adicionais a uma identidade, os profissionais de segurança cibernética - com ajuda do aprendizado de máquina e da inteligência artificial - podem prever comportamentos e padrões que revelam possíveis ameaças à segurança. Usando a análise preditiva e, além disso, as organizações aumentarão a visibilidade de seus sistemas para identificar automaticamente atividades suspeitas em uma escala sem precedentes.

(*) RedNight, "Cloud Computing: The Best Benefits of Comprehensive Professional Services," January 9, 2018, rednightconsulting.com/cloud-computing-migration-benefits

(*) IDC "FutureScape Worldwide 2020 Predictions LatAm Implications" http://docs.google.com/document/d/1gopyPEyaChh0bqNGE_wlQzzfZMqS9kJ6XF8wdvLDXlw/edit

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar