Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Análise de dados: uma aliada do poder público para combater problemas antigos

Análise de dados: uma aliada do poder público para combater problemas antigos

Durante muito tempo, a análise de dados parecia algo que interessava apenas a empresas e profissionais de tecnologia. Afinal, a capacidade de fazer insights e interpretar as informações era algo muito atrelado a questões técnicas de programação e cálculo. Entretanto, quanto mais as ferramentas de data analytics se desenvolveram, foi ficando mais clara a importância dos dados para a sociedade em geral.

Dados podem servir para melhorar sistemas de informação, produtos tecnológicos e softwares. Mas também são uma moeda valiosa para melhorar a vida de toda a população, ajudando os poderes públicos a prevenir doenças e epidemias, melhorar o fluxo de transporte de grandes cidades, mapear e evitar casos de violência, solucionar problemas de infraestrutura.

"Os dados estão aí e são para todos. O poder público precisa encontrar formas de utilizar essa tonelada de informações que tem à disposição para promover políticas que melhorem de verdade a vida das pessoas", afirma Edson Bispo, diretor comercial para Governo da Hitachi Vantara.

A seguir, veja alguns setores nos quais a análise de dados pode ser uma aliada importante do poder público:

1. Saúde

O início de 2020 foi marcado pela preocupação global com o coronavírus surgido em Wuhan, na China. Em algumas semanas, o microrganismo se espalhou de um mercado de frutos do mar na cidade chinesa para mais de 20 países em 4 continentes. Esse problema poderia ter sido reduzido com o uso efetivo de tecnologias de análise de dados que cruzassem informações dos serviços de saúde chineses com dados de passagens aéreas e deslocamento das pessoas.

No final de dezembro, antes da explosão de casos de infecção pelo coronavírus pelo mundo, a empresa canadense BlueDot se utilizou desses dados para lançar um alerta sobre a possível epidemia. Essa análise, se levada em conta por Governos de todo o mundo, auxiliaria no controle da entrada de voos chineses em aeroportos, por exemplo, com a realização de exames nos viajantes que demonstrassem sinais de infecção e o encaminhamento para o tratamento adequado.

2. Transporte urbano

Passar horas e horas no trânsito ou em vagões de metrô lotados é a realidade de grande parte das pessoas que vivem em grandes cidades. De acordo com uma pesquisa da Vitality, esse tempo gasto em deslocamentos, somado ao stress, traz diversas consequências negativas à saúde da população, como problemas de sono, falta de produtividade e depressão.

Dados podem e devem ser utilizados pelo poder público para melhorar a experiência de locomoção nos grandes centros urbanos. Tecnologias como a IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial permitem identificar os fluxos de passageiros nas linhas de metrô de uma cidade de acordo com o horário, a locomoção e a quantidade de pessoas, otimizando a operação dos trens e melhorando a qualidade de vida de todos.

3. Segurança

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria do início de 2018 mostra que a segurança pública é a maior preocupação de 38% dos brasileiros. Com a tecnologia, é possível buscar novas maneiras de combater a violência que assola o Brasil e faz grande parte da população se sentir insegura ao sair de casa.

Investir em infraestrutura de vigilância, como câmeras inteligentes, é importante. No entanto, para produzir políticas públicas realmente efetivas, é necessária a análise dos dados gerados por essas tecnologias.

Foi isso que fez a Polícia Federal da Alemanha (Bundespolizei), responsável pelo combate ao crime e o controle de fronteiras do país. Por meio de uma solução de armazenamento e gestão de dados, o órgão conseguiu agrupar a quantidade imensa de informações disponíveis e transformá-las em base para a tomada de decisões rápidas sobre prevenção da criminalidade, segurança de aeroportos e imigração.

"O investimento em tecnologia e pessoal para promover uma análise eficaz de dados nos mais variados setores públicos não pode ser visto como um simples gasto. Acima de tudo, é um passo à frente para evitar problemas que futuramente poderiam comprometer de verdade as contas públicas, como por exemplo uma epidemia", avalia Bispo.

Conecte-se com a Hitachi Vantara

• Twitter

• LinkedIn

• Facebook

Sobre a Hitachi Vantara

A Hitachi Vantara, uma subsidiária integral da Hitachi, Ltd., ajuda os líderes orientados a dados a encontrar e usar o valor em seus dados para inovar de forma inteligente e alcançar resultados que importam para as empresas e a sociedade - o que chamamos de linha de fundo duplo. Apenas a Hitachi Vantara combina mais de 100 anos de experiência em tecnologia operacional (OT) e mais de 60 anos em TI para desbloquear o poder dos dados do seu negócio, do seu pessoal e das suas máquinas. Ajudamos as empresas a armazenar, enriquecer, ativar e monetizar seus dados para melhorar as experiências de seus clientes, desenvolver novos fluxos de receita e reduzir seus custos de negócios. Mais de 80% da Fortune 100 confia na Hitachi Vantara para soluções de dados. Visite-nos em http://www.hitachivantara.com.

Sobre a Hitachi, Ltd.

A Hitachi, Ltd. (TSE: 6501), com sede em Tóquio, Japão, está focada no Negócio de Inovação Social, combinando sua tecnologia operacional, tecnologia da informação e produtos. As receitas consolidadas da empresa para o ano fiscal de 2018 (encerrado em 31 de marçode 2019) totalizaram 9.480,6 bilhões de ienes (US﹩8,5bilhões), e a empresa tem aproximadamente 296 mil funcionários em todo o mundo. A Hitachi oferece soluções digitais como a Lumada em cinco setores, incluindo Mobilidade, Vida Inteligente, Indústria, Energia e TI, para aumentar o valor social, ambiental e econômico de nossos clientes. Para mais informações sobre a Hitachi, visite o site da empresa no http://www.hitachi.com.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS