Mídia e Pesquisa vai debater divulgação científica e mídias digitais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nadir Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

O 5º Encontro Mídia e Pesquisa terá como tema a Divulgação Científica e Mídias Digitais. O evento vai reunir cientistas, professores, jornalistas e estudantes no dia 7 de abril de 2020, das 8h30 às 12h30, para discutir e debater como as mídias digitais podem ajudar a promover a divulgação da ciência. O evento é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e será realizado no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, SP.

De acordo com a comissão organizadora, com o avanço da internet e sua capacidade de multiplicar as mídias voltadas para a divulgação de assuntos de ciência e tecnologia, o panorama do jornalismo científico brasileiro e mundial foi mudando gradativamente, desafiando a qualidade e a credibilidade da informação científica. “O jornalismo científico tem como desafio não só transmitir ao público informações especializadas, mas também promover reflexões e discussões sobre a forma como a ciência é desenvolvida nas instituições de pesquisa e como é divulgada na grande imprensa”.

O Mídia e Pesquisa sempre buscou, em todas as suas edições, promover e estimular o amplo diálogo sobre a divulgação e o jornalismo científico nos dias atuais e a sua importância para a popularização da ciência no País. Atualmente, há muita divulgação, porém, a qualidade e a credibilidade são aspectos que necessitam ser questionados.

Na avaliação do físico Peter Schulz, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), que desenvolve trabalhos de divulgação científica e estudos sobre a importância da interdisciplinaridade na ciência, as mídias sociais disputam cada vez mais espaço com os grandes jornais do Brasil. “Youtubers, com sua linguagem atraente para o público jovem, ou mesmo os podcasts, que têm chamado a atenção de gerações mais tradicionais, conseguem conquistar audiência mais facilmente”, afirma.

A jornalista do Labjor/Unicamp Sabine Righetti salienta que “não se pode esperar que os cientistas parem para fazer um vídeo no YouTube para explicar seu estudo”. Pensando nisso, Sabine criou a Bori, uma ferramenta semelhante ao EurekAlert no Brasil, iniciativa que buscará criar um protocolo para que os cientistas avisem o canal de divulgação assim que o estudo estiver aprovado. O nome é uma homenagem à Carolina Bori, primeira presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Paineis

O debate ocorrerá em torno de três painéis que trarão um panorama da área do jornalismo científico, bem como novas formas e canais de divulgação da ciência.

O Painel 1, com o tema Por que divulgar ciência?, moderado pelo jornalista e professor do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) Ricardo Whiteman Muniz, reunirá dois debatedores. O professor da FCA/Unicamp (Limeira, SP) Peter Schulz e a jornalista do Instituto Agronômico (Campinas, SP) Carla Gomes. Schulz vai falar sobre quem diz o quê para quem na divulgação científica e Carla discorre sobre essa divulgação na imprensa na visão de pesquisadores paulistas, a partir de estudo que revela a percepção de cientistas sobre os benefícios e desafios desta vital interação.

O Painel 2 tratará dos Canais inovadores para divulgar ciência, com a moderação da relações públicas da Embrapa Informática Agropecuária Daniela dos Santos e reunirá três jornalistas: Sabine Righetti do Labjor/Unicamp, que vai expor sobre a Mídia nacional, ciência estrangeira – por quê?; André Biernath, coordenador da Rede Comciência/USP, que falará sobre Uma rede nacional de jornalistas de ciência, e Beatriz Guimarães (Podcast 37 Graus/Unicamp) divulgando o podcast Contando histórias da ciência em áudio.

Veja a programação completa aqui. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Serão oferecidas 200 vagas e todos os participantes receberão certificados de participação. O 5º Encontro Mídia e Pesquisa é uma realização da Embrapa, por meio de suas Unidades Informática Agropecuária, Territorial (Campinas, SP) e Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com a Secretaria de Comunicação e o Labjor da Unicamp.

5º Encontro Mídia e Pesquisa
Data: 7 de abril de 2020
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Centro de Convenções da Unicamp. Avenida Érico Veríssimo, 300, Barão Geraldo, Campinas, SP.