Brasil,

A cloud está crescendo e não vai parar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Sales Koulakdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Carlos Eduardo Sedeh

A previsão é de que a computação em nuvem seja uma das tecnologias que receberão mais investimentos ao longo de 2020, segundo o estudo "Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020", da CI&T, em parceria com a Opinion Box, que entrevistou 500 executivos brasileiros de tecnologia. A previsão de crescimento da receita global de nuvem pública é de 17% no período, de acordo com o Gartner Group.

Isso porque com a cloud é possível acessar informações de qualquer interface e lugar, o que facilita desenvolver negócios maduros ou emergentes. A tecnologia, por sua essência descentralizada e integrada, proporciona uma maior segurança, permitindo criar chaves de acesso e autenticações, fazer bloqueios e restrições, e outras formas de proteção de dados. Tudo praticamente em tempo real.

Essa mudança no paradigma de como transmitir, acessar e tratar informações, permite que as redes sejam aptas a atender exigências mais complexas, como as previstas com a chegada da LGPD. Importante lembrar que a lei será abrangente e se aplicará a qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada que lide com dados pessoais.

Outra característica importante da cloud é permitir o investimento on demand, ou seja, somente quando necessário. As empresas podem contratar serviços de cloud conforme a real necessidade, sem necessidade de comprar mais do que precisa, ou fazer alguma reserva, uma vez que as mudanças e incrementos de serviços é realizada em tempo real. Essa otimização dos gastos, não é algo que pode ser desprezado quando se pensa em manter um negócio funcionando.

Algumas empresas estão percebendo isso hoje, mas outras já haviam notado que a nuvem seria essencial. Há alguns anos a Megatelecom fez isso, criando rotas de conexão privada, entre as empresas e os fornecedores de cloud públicas, para que o acesso seja feito com velocidade e segurança.

O mercado de telecomunicação está passando por um momento de mudanças, trazido, principalmente, por empresas que ofertam serviços mais inteligentes, dinâmicos e escaláveis. Para se ter ideia, a Microsoft anunciou em seus resultados financeiros do ano passado que a computação em nuvem da empresa gerou mais receita do que a divisão do sistema operacional Windows e o pacote de produtividade Office (Word, PowerPoint e Excel), que já foram seus "carros-chefes".

Mas tudo isso só foi possível, porque a conectividade vem aumentando de forma consistente, tornando a nuvem o modo mais rápido de lidar com o enorme volume de dados gerados todos os dias. Ao mudar o paradigma, de uma rede robusta, com poucos pontos de acessos centrais, para uma rede descentralizada, preparada para receber múltiplas interconexões e acessos simultâneos, contando com inteligência para receber essas informações, interpretá-las e transmiti-las, o mercado de telecomunicações será a estrada, por onde a inovação do 5G, internet das coisas e outras tecnologias, passará. Essa evolução das redes, aconteceu de forma intrinsicamente ligada à evolução das clouds.

O que vem pela frente é o avanço. Não só da nuvem, mas do 5G e do IoT, todos eles andarão juntos. Ficar para trás já não é uma opção, por isso, o investimento nessa tecnologia continua e vai crescer ainda mais. É um caminho sem volta.

*Carlos Eduardo Sedeh é CEO da Megatelecom, empresa que oferece serviços personalizados na área de telecomunicações e Diretor Executivo da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar