Brasil,

Gavea Marketplace Aposta em Blockchain Para Criar Plataforma de Negociação de Commodities

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  F2 Conteúdo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Primeira plataforma digital de negociação de commodities usará o software Corda, da R3, para viabilizar transações diretas entre vendedores, compradores e demais participantes da indústria

Entra em operação no segundo semestre deste ano a primeira plataforma digital de negociação de commodities do mercado brasileiro. A Gavea Marketplace, uma Exchange de Physical Commodities que automatiza o processo de originação, com transações diretas entre os principais elos da cadeia de valor.

De acordo com Vítor Uchôa Nunes, fundador da Gavea, a plataforma automatiza o processo desde o trading até o post-trading, tornando-o mais eficiente. "O resultado é uma grande redução de burocracia e custos transacionais e operacionais - com a desintermediação e redução de paperwork, aumentando a margem dos participantes, a segurança e a transparência", explica.

Para garantir a privacidade e a segurança das transações, além da rastreabilidade dos ativos negociados, a Gavea vai utilizar a plataforma de blockchain Corda, desenvolvida pela R3, empresa especializada no desenvolvimento de blockchain corporativo. "O uso do software Corda vai garantir que todas as transações realizadas na plataforma sejam imutáveis e rastreáveis, aumentando o nível de segurança e auditoria das negociações", diz Nayam Hanashiro, diretor de parcerias da R3.

"Além disso, a plataforma da R3 se destacou na questão de interoperabilidade é a única que entrega isso e é uma das melhores tecnologias do mercado", afirma Vítor Uchôa, destacando também o nível de interação estabelecido com a equipe da R3. "O time de profissionais era muito mais preparado para trabalhar com uma startup do que os concorrentes, que não tinham a agilidade necessária, por isso optamos por eles".

Eliminando papeis

Segundo Vítor Uchôa, a negociações do setor de commodities ainda hoje são baseadas em processos "analógicos", com negociações feitas por telefone e muita papelada. Para acabar com isso, a Gavea Marketplace digitalizou os processos, desenvolvendo uma plataforma que funciona tanto no computador (Web) quanto no celular (Mobile).

"Por exemplo, a empresa/usuário que queira comprar soja vai entrar na plataforma, indicar a quantidade e valor que deseja negociar e executar a transação, receber e assinar o contrato digital, fechando o negócio todo pela plataforma. Depois ele segue o processo, contrata o transporte, recebe as notas fiscais eletrônicas e gerencia e executa o processo de pagamento. Com isso, vamos cobrir o processo desde a fazenda até o armazém (silo) de destino dentro do Brasil", explica Vítor Uchôa.

Para cobrir todos estes processos, a Gavea contará com funcionalidades como: compra e venda de commodities, emissão de contratos digitais; negociação e contratação do frete, com o envio de ordem de serviço eletrônica, tracking do frete e confirmação de entrega; emissão de NF-e; faturamento; e liquidação financeira.

Uchôa revela que a Gavea, um dos 20 projetos selecionados pelo LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) do Banco Central, está sendo desenvolvida há um ano. "Nesse período fizemos a prova de conceito com o Corda, calibramos o escopo e focamos em fechar parcerias de negócios, principalmente.", diz.

A plataforma em si será apresentada em março, ainda para um grupo restrito de parceiros. Em julho, o piloto começa em algumas regiões do Brasil com este mesmo grupo e, em setembro, a Gavea entra em operação comercial. Segundo Uchôa, inicialmente a plataforma vai operar nos mercados de soja e milho, que juntos movimentam mais de US﹩ 60 bilhões anualmente. "Começaremos com o piloto na região Sul do país e alguns dos nossos parceiros. Em seguida cobriremos Paranaguá e Mato Grosso, ainda com Soja e Milho, para depois incluirmos novos produtos, como algodão e açúcar", prevê.

Sobre a Gavea

A Gavea é uma Exchange de Physical Commodities, um Marketplace inovador que automatiza o processo de originação no Brasil. A plataforma digital da Gavea torna o processo de negociação, execução e liquidação de Physical Commodities muito mais eficiente, barato e seguro.

Sobre a R3

A R3 é uma Empresa de Software de Blockchain Corporativo trabalhando com um amplo ecossistema global de mais de 300 participantes de diversas indústrias, dos setores público e privado. Este ecossistema vem desenvolvendo o Corda, plataforma open-source de blockchain, e o Corda Enterprise, uma versão comercial do Corda para uso corporativo.

Com cerca de 200 profissionais em 13 países, o time global da R3 é suportado por mais de 2 mil especialistas em tecnologia, finanças e legislação, proveniente de seu ecossistema global. Atualmente, a plataforma Corda é utilizada por diversos segmentos, de serviços financeiros à saúde, passando por seguros, logística e outros, armazenando, gerenciando e executando os acordos financeiros das instituições em perfeita sincronia com seus pares, criando um ambiente de negócios sem atrito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar