Novo golpe no Facebook mira pessoas famosas e contas verificadas
Facebook deveria ter telefone de apoio ao usuário. Diz filósofo após ter contas verificadas roubadas
Todos os dias são relatados diversos casos de golpes na internet, que a cada vez se tornam mais sofisticados, enganando até mesmo usuários experientes, que perdem o acesso às suas contas nas redes sociais e ficam sujeitos a terem seus dados expostos e seus cartões de crédito utilizados por terceiros.
Como funciona o golpe?
Um novo golpe no Facebook tem sido usado para roubar as credenciais de acesso dos usuários. O alvo são pessoas com contas verificadas e perfis proeminentes na rede social, de pessoas famosas e figuras públicas.
O golpe funciona, segundo relatos, da seguinte forma: O usuário que possui conta verificada é contactado por email ou na própria rede social por um suposto representante de uma empresa que quer ser anunciante e que te faz uma proposta de parceria paga. Logo em seguida, os cibercriminosos enviam um pedido de colaboração que parece legítimo para o usuário, através da própria Central de Negócios do Facebook e com e-mails vindos dos domínios facebook.com e facebookmail.com. No entanto, trata-se de um golpe que rouba a sua conta verificada, assim como a sua página, para fins diversos.
Contas verificadas são o alvo
O filósofo, jornalista e escritor Fabiano de Abreu foi a mais recente vítima desse golpe e afirma que muitos problemas poderiam ser evitados se o Facebook fosse mais acessível e tivesse uma central telefônica de apoio no Brasil: “Eu já vi de tudo e temos muitas maneiras de nos precaver. Mas agora, usarem um site do próprio Facebook para invadir? Isso mostra a vulnerabilidade da plataforma. O Facebook deveria ter um telefone de apoio ao usuário. Hoje o procedimento para denunciar este tipo de coisa é lento, confuso e se dá somente por mensagem no Centro de Ajuda.”
Fabiano de Abreu também relata que já sofreu outros ataques na rede social Instagram, que pertence ao Facebook: “Há pouco tempo perdi o meu selo de verificação no Instagram após a conta ser denunciada. Onde está a equipe do Facebook para me defender das denúncias falsas? Não há a quem recorrer .”
Segundo o Decreto nº 6.523, de 31 de Julho de 2008, todas as empresas que tem operações no Brasil e que prestam serviços para o consumidor precisam ter o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O Facebook tem escritórios em São Paulo. O Google, que também tem escritórios no Brasil dispõe de atendimento telefônico: “O nosso governo deveria obrigar ao Facebook a colocar um telefone de contato. Ficamos totalmente desprotegidos assim”, conclui Fabiano de Abreu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário