Brasil,

Dia da Internet Segura: ações e técnicas estratégicas de cibersegurança para a gestão de informações

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nara Cavalcante
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Dia da Internet Segura: ações e técnicas estratégicas de cibersegurança para a gestão de informações

Por Rafael Foster, Engenheiro de Sistemas da Sophos.

Ameaças digitais como vazamento de dados, phishing, páginas falsas que capturam informações do consumidor, malwares, softwares maliciosos que também funcionam para o roubo de dados aumentaram de forma expressiva ao longo dos últimos anos, principalmente em 2019. Quanto mais o acesso à internet cresce no Brasil, o cenário fica mais favorável e suscetível à atividade criminosa on-line.

É fundamental estar atento e preparado para manter-se à frente dos cibercriminosos, e proteger-se contra o vazamento de dados e informações valiosas. Ações e técnicas estratégicas podem mudar a vida digital das pessoas e empresas, evitar dados expostos e garantir a melhor experiência para o consumidor.

Casos recentes como os escândalos de privacidade do Facebook (Cambridge Analytics), as senhas vazadas da Estante Virtual e milhares de e-mails comprometidos no vazamento de dados chamado Collection #1 são apenas algumas das situações que evidenciaram problemas causados pela falta de cibersegurança. A Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, prevista para entrar em vigor a partir de agosto de 2020 no país, ressalta a importância e urgência em entender os perigos digitais, com o intuito de proteger dados e a privacidade dos cidadãos.

Alguns métodos fáceis de serem adotados para melhorar a cibersegurança, e que podem fazer a diferença na vida pessoal e profissional, incluem escolher senhas mais elaboradas e não usar sempre a mesma; verificar as informações que realmente precisam e devem ser compartilhadas, para que, por exemplo, todos os aplicativos não tenham acesso à sua localização (incluindo redes sociais); e tomar cuidado extra no trabalho ao dividir imagens e documentos com usuários externos. Também é importante não ficar logado em um website por dias e efetuar backups que o mantenham offline e offsite, pois os cibercriminosos atuais conseguem pesquisar e destruir backups on-line antes de executar o ataque digital.

É bem provável que muitas ou todas dessas ações já estejam sendo adotadas pelos usuários e pelas empresas, mas para garantir que não ocorra problemas com gestão de informações, e para que os internautas consigam navegar pela web de forma 100% segura, vale a pena usar o Dia da Internet Segura para reavaliar atitudes em relação à segurança cibernética.

Sobre a Sophos

Como líder mundial em cibersegurança de próxima geração, a Sophos protege, das ameaças cibernéticas mais avançadas de hoje, aproximadamente 400.000 organizações de todos os tamanhos, em mais de 150 países. Desenvolvidas pelo SophosLabs - uma equipe global de inteligência de ameaças e ciência de dados - as soluções nativas de nuvem e aprimoradas por IA da Sophos protegem terminais (laptops, servidores e dispositivos móveis) e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas em evolução, incluindo violações automatizadas e de adversários ativos, ransomware, malware, explorações, extração de dados, phishing e muito mais. A plataforma premiada baseada em nuvem, Sophos Central, integra todo o portfólio de produtos de primeira linha da Sophos, da solução Intercept X endpoint até a XG Firewall, em um único sistema chamado Segurança Sincronizada. Os produtos da Sophos estão disponíveis exclusivamente através de um canal global, com mais de 47.000 parceiros e provedores de serviços gerenciados (MSPs). A Sophos também disponibiliza inovadoras tecnologias comerciais aos clientes via Sophos Home. A empresa tem sede em Oxford, Reino Unido, e é negociada publicamente na Bolsa de Londres sob o símbolo "SOPH". Mais informações disponíveis em www.sophos.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar