Novo app SmartAcqua mostra a real situação da produção e das perdas de água em cada cidade do país
Agora qualquer pessoa pode ter acesso às informações referentes ao saneamento básico de sua cidade por meio do celular e do computador
A SmartAcqua, startup que desenvolveu uma solução inovadora para a gestão e combate de perdas de água, voltada para empresas de saneamento básico, acaba de lançar um aplicativo (app) que permite ao cidadão comum, de qualquer localidade do Brasil, verificar qual é o volume de água retirado dos mananciais hídricos de sua cidade, quanto desse total é realmente bem utilizado e quais os benefícios que poderiam ser alcançados se fossem tomadas ações corretivas pelos gestores públicos e privados da área de saneamento. O App SmartAcqua pode ser acessado por smartphones com sistemas operacionais iOS e Android (http://smartacqua.com/smartacqua-app ), bastando ser baixado gratuitamente por meio das App Store e Google Play respectivamente, ou visualizado pelo computador (http://smartacqua.com/potencial-smartacqua/ ).
Um morador de Piracicaba, interior de São Paulo, por exemplo, pode verificar pelo aplicativo que a sua cidade produz mais de 57,2 milhões de m³ de água por ano, sendo que mais de 28,4 milhões de m³ desse total são perdidos (dados do SNIS 2018). Se houvesse uma redução de 50% dessas perdas, seria possível abastecer mais de 91 mil pessoas por dia, representando para a empresa de saneamento daquela cidade um crescimento da receita operacional da ordem de R$ 29,8 milhões por ano. “Essa foi a forma que encontramos de incentivar cada cidadão a ter maior conhecimento sobre como a questão da água vem sendo conduzida em seu município e o que poderia ser feito para combater as perdas e desperdícios desse bem tão precioso”, destaca Enéas Ripoli, sócio-fundador e CTO da SmartAcqua.
De acordo com o empresário, é importante que a população saiba que no Brasil são extraídos mais de 16 bilhões de m³ de água por ano dos mananciais hídricos (segundo dados da SNIS 2018) e transformados em água potável, mas apenas metade desse total é bem utilizado. A outra metade, chamada de “perdas de água", representa um enorme desperdício, cujas consequências danosas são sentidas por toda a sociedade, além dos prejuízos causados ao meio ambiente. “Não podemos ficar indiferentes diante desta situação e só nos darmos conta disso, de repente, quando falta água nas nossas torneiras. Não é com ações isoladas e mínimas que iremos preservar a água para a nossa sobrevivência e a das futuras gerações”, destaca Ripoli.
Hélio Samora, sócio-fundador e CEO da SmartAcqua, reitera que a conscientização da população sobre esse assunto é fundamental. “Com maior conhecimento sobre o que ocorre na sua cidade, os cidadãos terão argumentos fortes para cobrar dos gestores públicos e privados as ações efetivas de combate à má utilização da água”, afirma Samora. Vale destacar ainda, segundo o empresário, que muitas doenças e mortes são causadas pela falta de saneamento e de tratamento adequado da água, assim como do esgoto gerado. “Não podemos continuar convivendo com enormes índices de ineficiência e perdas. Toda a sociedade paga por isso e, inevitavelmente, sofre as consequências”, finaliza Samora.
Sobre a empresa
A SmartAcqua é uma startup que foi criada em agosto de 2019 para oferecer ao mercado a solução SmartAcqua que utiliza Inteligência Artificial, informações de campo, de sensores, algoritmos e estatísticas avançadas para detectar e priorizar as perdas de água nas redes de abastecimento e nos pontos de consumo. A solução foi construída por profissionais com mais de 35 anos de experiência em Gestão de Recursos Hídricos e Implementação de Sistemas de Tecnologia da Informação. Com escritórios no Brasil e nos Estados Unidos, a empresa possui experiência comprovada na Gestão de Perdas de Água e tem como foco a busca da eficiência econômica, auxiliando os clientes a combater as perdas de água, maximizando a receita e otimizando os custos operacionais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário