Brasil,

ESET alerta: malwares detectados diminuem no Android e aumentam no iOS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Weslley Morais
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

ESET alerta: malwares detectados diminuem no Android e aumentam no iOS

Brasil está entre os países mais afetados da América Latina

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, analisou o estado atual da segurança de celulares no segundo semestre de 2019. No relatório, a empresa mostrou que o Android fechou o ano com menos detecções e vulnerabilidades que no ano anterior, enquanto no iOS os casos aumentaram em 98%.

No universo dos aparelhos Android, que corresponde a 76% do mercado mundial, as diferentes versões de dispositivos (Pie e Oreo) são um atrativo para os cibercriminosos. Essa variedade de ecossistemas é um dos principais motivos para as detecções de códigos maliciosos em Android representarem 99% de todos os malwares para mobile.

Detecções de malware ao longo dos anos para Android

Em 2019, as detecções de malware para Android se concentraram mundialmente na Rússia (15,2%), Irã (14,7%) e Ucrânia (7,5%). O primeiro país latino-americano a aparecer no ranking internacional é o México (3%) na sétima colocação, seguido pelo Peru (2%) na décima quarta posição. Na América Latina, em 2019, os países com as detecções mais altas foram México (25%), Peru (15%) e Brasil (15%).

Distribuição geográfica de malwares para Android na América Latina durante 2019

No Android, foram publicados 514 bugs de segurança em 2019, um número que representa uma diminuição de 16% em comparação com o total de vulnerabilidades relatadas para esta plataforma em 2018. De todas as falhas, 22% permitiriam a execução de código por um invasor.

O número de detecções de malware diminuiu 9% em relação a 2018. Isso não significa que as ameaças no Google Play sejam menos frequentes; pelo contrário, há cada vez mais casos de Trojans disfarçados de aplicativos amigáveis que conseguem burlar os controles de segurança do Google.

Já no iOS, o segundo sistema operacional mais utilizado no mundo com 22% do mercado, teve 368 vulnerabilidades publicadas em 2019, 194% a mais do que em 2018, e 11% a menos do que as encontradas no Android no mesmo período.

As detecções de malware para iOS tiveram um aumento de 98% em relação a 2018 e estavam perto de triplicar o número observado em 2017, com um aumento de 158%.

Malwares ao longo dos anos para iOS

Para iOS, esses casos estão concentradas principalmente na China (44%), Estados Unidos (11%) e Índia (5%), e na América Latina os países com os maiores índices de detecções de malware para iOS foram México (22%), Peru (18%) e Chile (15%).

Distribuição geográfica de malwares para iOS na América Latina durante 2019

"É importante lembrar que nenhuma plataforma é invulnerável. Infelizmente, a proteção de dados é um trabalho interminável, e os cibercriminosos têm se aperfeiçoado. Portanto, nós da ESET recomendamos sempre ter uma boa ferramenta e criar hábitos de segurança , independente de qual sistema operacional você usa", diz Denise Giusto Bilic, especialista em segurança da informação da ESET América Latina.

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/2020/01/09/deteccoes-de-malware-em-dispositivos-moveis-diminuem-no-android-e-crescem-no-ios/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn , Facebook e Twitter .

Copyright © 1992 - 2020. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar