Brasil,

Cinco recomendações da Guardicore para as empresas sobreviverem ao fim da vida útil dos sistemas Windows 7 e Windows Server 2008

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Silvia Helena Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A Guardicore, uma das líderes mundiais em segurança de data centers e nuvem, reconhece o impacto à segurança que o fim do suporte da Microsoft ao Windows 7 e ao Windows Server 2008 – encerrado em 14 de janeiro – pode representar para as empresas que utilizam esses sistemas e recomenda algumas práticas que podem proteger os usuários contra vulnerabilidades.

Ainda que em uso por mais de uma década, esses sistemas operacionais ainda representam uma parte expressiva dos recursos de TI de organizações em todo o mundo. À frente das operações da Guardicore no Brasil, Fernando Ceolin lembra que mais de 50% dos clientes da Guardicore os utilizam em seus ambientes de produção, muitos em funções críticas, como controladores de domínio. E estimativas de mercado indicam que o Windows Server 2008 e o 2008 R2 constituem quase um terço dos servidores em atividade em todo o mundo.

Daniel Goldberg, pesquisador do Guardicore Security, observa que a Microsoft oferece às organizações duas opções para lidar com o fim da vida útil desses sistemas operacionais. Para ele, a primeira e melhor opção é atualizar esses sistemas para o Windows 10 e Windows Server 2016. Como alternativa, as organizações podem contratar à Microsoft soluções de segurança personalizadas, desde que o custo seja compensador para os negócios da empresa.

Quando nenhuma dessas duas opções for possível, acrescenta Daniel, há algumas práticas que funcionam como fatores de proteção para as organizações, enquanto elas planejam sua atualização:

● Em primeiro lugar, aplicar as recomendações de segurança para a utilização do Windows Server 2008 e Windows7 publicadas pela Microsoft.

● Sempre que possível, desativar a versão 1 do SMB (Server Message Block), substituindo-o pelo SMBv2. Isso evitará muitos ataques de movimento lateral, incluindo todos os ataques que se valem da família de vulnerabilidades EternalBlue, além de muitas das técnicas que abusam da retransmissão sobre o protocolo de autenticação de rede NTLM – uma abreviatura de NT LAN Manager.

● Alterar as configurações de autenticação de rede para bloquear o uso de métodos de autenticação pouco eficazes, como NTLMv1 e LanMan. Isso evitará ataques de roubo de senhas ​​por ferramentas como o Mimikatz.

● Para ajudar a investigar futuros incidentes de segurança e reduzir o risco de registros alterados, a recomendação é encaminhar todos os logs de eventos para um servidor central, com segurança reforçada. A Microsoft fornece orientações para isso e o mercado oferece ferramentas para execução dessa tarefa.

● Utilizar técnicas de segmentação para limitar as opções de movimentos laterais de ataques. Ao dividir rede em segmentos lógicos, as organizações reduzem a superfície de ataque à sua rede. Na maioria das redes empresariais, por exemplo, não é necessário que os desktops se comuniquem. A microssegmentação pode bloquear essa comunicação, evitando movimentos laterais de ataques.

Sobre Guardicore

A Guardicore é uma empresa de segurança para nuvem e data centers, protegendo os principais ativos das organizações por meio de controles de micro segmentação flexíveis, de rápida implementação e fácil entendimento. Nossas soluções oferecem uma maneira mais simples para assegurar uma segurança constante e consistente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar