Brasil,

Novo software utiliza Inteligência Artificial para reduzir perdas de água

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Silvia Giurlani
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Desenvolvido para possibilitar às empresas de saneamento básico identificar, solucionar e realizar a gestão dos desafios diários no combate às perdas físicas e comerciais de água, o SmartAcqua agrega conceitos e algoritmos evoluídos nos últimos 20 anos com a prática de campo

Vazamentos, submedição da água, fraudes, consumos não autorizados, tecnologias e equipamentos obsoletos são as causas mais comuns de perdas de grandes volumes de água no sistema de distribuição, o que não apenas acarreta grandes prejuízos financeiros para as empresas de saneamento básico e para o consumidor final, como também representa o mau uso e desperdício de um bem precioso e fundamental para a vida humana e para o planeta como um todo. Dados do Instituto Trata Brasil revelam que em média são perdidos 40% da água potável produzida no país, o dobro do que ocorre na China e bem acima do registrado nos EUA que é de 12%. A situação é ainda mais grave se considerarmos que grande parte das empresas de saneamento básico não possui sistemática eficaz para o combate e gestão das perdas de água de uma forma amigável, operacionalmente falando.

Um estudo do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cuja base de dados reúne informações de prestadores estaduais, regionais e municipais de serviços de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto, além de resíduos sólidos, revelou que a média das perdas de água no Brasil em 2017 foi de 39,21%, ficando 24 pontos percentuais acima da média dos países desenvolvidos, que é de 15%. Em valores, essas perdas superam a casa dos R$ 11 bilhões ao ano.

Essas foram algumas das razões que motivaram Enéas Ripoli, que atua há 40 anos no desenvolvimento e implementação de tecnologias para gestão de processos industriais e serviços de infraestrutura e há 20 anos como CEO da GestÁgua, consultoria especializada na gestão de perdas de água, a unir forças com Hélio Samora, que possui mais de 30 anos de experiência em distribuição e implementação de soluções de TI para diversos segmentos industriais e fundador e CEO da i-IoT Solutions. Juntos eles criaram e estão oferecendo ao mercado o SmartAcqua Solution, uma solução inovadora que reúne numa única plataforma informações estatísticas, funcionalidades e sofisticados algoritmos que permitem analisar e gerenciar todos os itens relacionados ao combate das perdas de água potável. Com essa ferramenta é possível identificar onde, como, quanto e porque essas perdas estão ocorrendo e ainda possibilita estabelecer um planejamento das ações que devem ser tomadas para minimizar substancialmente o problema.

“Nossa metodologia foi criada e aprimorada de forma sistemática nos últimos 20 anos, validada com pesquisas de campo e projetos de combate a perdas de água sob performance em que a remuneração do prestador de serviços está comprometida com os resultados alcançados, e que agora foi incorporada em um algoritmo de Inteligência Artificial”, explica Ripoli. Baseado em arquitetura nativa na nuvem (Cloud Based Architecture), o SmartAcqua oferece a mais moderna tecnologia para que as empresas de saneamento – privadas e públicas – consigam implementar a solução de forma rápida, sem precisar investir em infraestrutura de TI, com acesso por qualquer dispositivo móvel, como tablets, smartphones e notebooks, e preparada para os sistemas operacionais Windows, IOS e Android.

Características do software

Dentre as principais funcionalidades do SmartAcqua destacam-se: processamento, organização e exposição dos dados comerciais conforme o perfil do cliente; diagnóstico das perdas comerciais de água, a partir de conceitos e algoritmos específicos, atualizados e aprimorados no dia a dia de acordo com a evolução das informações de campo; identificação e priorização da viabilidade econômica de ações de combate a perdas comerciais de água por consumidor; interpretação dos dados, cálculo e detecção do potencial de perdas físicas e comerciais de cada cidade, bairro e consumidor, também gerando alertas; retroalimentação em campo do algoritmo de IA para melhorar o desempenho das ações de combate à perdas de água; geração de relatórios gerenciais para análise das perdas nos níveis macro e micro, e análise de retorno financeiro das ações de combate às perdas.

Segundo Ripoli, já estão sendo realizados projetos-piloto em algumas cidades do interior de São Paulo e as perspectivas de novos negócios são animadoras. “Muitas empresas da área de saneamento só adquirem produtos e serviços que realmente cumprem o que prometem. O SmartAcqua nasceu com esse conceito, de ser eficaz de fato na gestão de perdas de água, trazendo resultados efetivos para os usuários”, destaca.

Por essa razão, Samora acredita que a comercialização da solução será impulsionada a partir de 2020. “Todas as empresas, públicas e privadas, para as quais apresentamos o SmartAcqua ficaram impressionadas com as funcionalidades da solução e com os resultados que poderão obter ao implementá-la”, afirma o empresário. Ripoli complementa, lembrando que outros fatores também influem para que as empresas estejam mais atentas a essa questão, como, por exemplo, o fato de que a água potável está escassa em várias regiões, por inúmeras razões como o aumento populacional, as variações climáticas, os altos índices de poluição dos rios e do meio ambiente e a falta de investimentos que acompanhem a demanda de consumo de água potável. É importante considerar ainda que os serviços de coleta e tratamento de água e dos esgotos estão intimamente ligados à saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“A gestão eficiente permite racionalizar os investimentos na produção de água e tratamento do esgoto, e ainda contribui para otimizar o consumo de energia elétrica e insumos, possibilitando o combate ao obsoletismo dos equipamentos e às fraudes”, enfatiza Ripoli. Ele destaca ainda que a modernização da gestão de distribuição da água com a adoção de uma solução eficaz, sistemática e definitiva possibilita também a melhoria da gestão ambiental no que se refere à preservação dos mananciais hídricos e do meio ambiente.

Os interessados em obter mais informações sobre o SmartAcqua Solutions podem entrar em contato com Fernanda Soares, diretora de Vendas da i-IoT Solutions, empresa responsável pela comercialização e distribuição da solução no Brasil e na América Latina.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar