Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Concremat inova em simulações de engenharia

Concremat inova em simulações de engenharia

Inovação é a palavra de ordem nas empresas competitivas. E, na Concremat Engenharia e Tecnologia, desenvolver soluções tecnológicas e disruptivas vem sendo uma diretriz permanente. A companhia, líder em engenharia consultiva no Brasil, idealizou um uso inédito para o Infraworks, software da Autodesk utilizado nas fases de planejamento e concepção de projetos de engenharia dentro da metodologia BIM, sigla em inglês para Building Information Modeling. Em busca de mais eficiência na mitigação de riscos, a Diretoria Técnica de Integração e Processos (DTIP) da Concremat passou a aplicar o programa para a realização de simulações das etapas de obra.

Usado durante a etapa de licenciamento de um projeto de infraestrutura de saneamento, a ferramenta identificou um volume de terra 10 vezes maior a ser escavado do que o previsto na modelagem tradicional. “O uso do programa nesse estágio nos permitiu identificar e solucionar problemas que só apareceriam no decorrer da obra”, avalia Leonardo Factori, da DTIP.

Outra vantagem é a agilidade. Um estudo para definir as vias de acesso para moradores remanescentes ao longo do trajeto de uma barragem apresentou seis possibilidades de traçado de via. A inteligência da ferramenta conseguiu delimitar as duas com a melhor relação custo benefício e a entrega aconteceu em um prazo 60% mais curto do que no modelo de trabalho convencional.

A ideia de usar o Infraworks em simulações na pré-obra ganhou impulso na Concremat após a avaliação positiva nas obras do Porto São Luís, no Maranhão. No projeto, foram feitas simulações de terraplenagem e representação do plano de ataque das obras. Com base no estudo em 2D realizado pela equipe de Estudos e Projetos, o software realizou uma análise visual em 3D das interferências entre as áreas ocupadas do terreno e o plano de terraplenagem preliminar para início dos serviços offshore, auxiliando a definição da melhor solução disponível.

“As funcionalidades nativas de modelagem e de importação de modelos da ferramenta, aliadas ao poder gráfico da mesma, facilitaram a representação e a compreensão do plano de ataque das obras em um curto prazo. Os projetos 2D são os principais produtos da obra e as modelagens 3D facilitam a visualização das intervenções. O uso da solução nos permite visualizar o detalhamento do projeto e reduzir bastante eventuais correções”, complementa o coordenador de Implantação da DTIP, Alexandre Praxedes.

“Existem muitos tipos de inovação. O uso criativo de uma solução já em uso pelo mercado é fruto de uma cultura interna que nos estimula a pensar fora da caixa”, conclui Praxedes.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS