Brasil,

Quanto custa um giga de internet para o consumidor?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laura Alegre
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Nem sempre o preço que se paga em um plano de internet corresponde ao valor real do produto consumido. Entenda como as operadoras lucram em cima do preço dos planos que oferecem ao consumidor

Normalmente comparamos as ofertas das operadoras considerando o custo-benefício que o plano ou a recarga escolhida trará para o nosso uso. Mas você sabe quanto realmente vale um giga de internet? Já parou para pensar que os “combos” das operadoras podem estar sendo ilusórios e muito mais caros do que imaginamos?

Quando vamos escolher um plano para o nosso celular, comparamos os benefícios e os recursos que o plano nos oferece. E, quase sempre, o benefício que mais nos interessa é a maior quantidade de gigas possível, pelo menor preço. Porém, o que muita gente não sabe é que nos planos fixos pagamos por um “uso esperado médio” e não exatamente pela quantidade que usamos.

Entendendo gigas como pizzas

Para tornar o entendimento sobre os valores e os consumos dos gigas mais fácil e rápido, vamos usar uma comparação com o consumo de pizzas.

Imagine que você queira avaliar o valor do seu giga e entender se seu plano compensa ou não.

Por exemplo, se você compra um plano mensal de 4.0 GB por 50 reais, então nesse caso o valor do seu giga seria de R$ 12,50, certo? Não tão certo assim! Porque, se você usa apenas 2GB por mês, o preço real que você está pagando pelo seu giga é de 25 reais.

Comparando essa situação com pizzas, teríamos o seguinte: você compra uma pizza de 8 pedaços, come apenas 4 pedaços e quer levar o resto para casa, mas não pode. É isso que acontece com os gigas comprados em planos, você compra mais do que consome e paga por tudo, mesmo sem usar.

Muitos brasileiros também não conseguem entender essa questão por trás dos serviços e acabam desperdiçando dinheiro em planos que não são pensados para o uso de cada um. Por isso é essencial que você entenda seu padrão de uso e consiga flexibilizar o consumo para pagar apenas o que realmente precisa.

O desperdício que não vemos

A Cisco, líder mundial em telecom, fez uma estimativa sobre o uso de dados móveis do consumidor brasileiro para 2020 e projetou que será de 2.0 gigas por mês. Contudo, se o consumo médio mensal dos usuários será de apenas 2.0 gigas, então por que as operadoras tradicionais continuam oferecendo tantos pacotes de 8 ou de até 10 gigas por mês?

A resposta é simples: essas empresas ganham quando conseguem manipular a percepção do usuário para conseguir lucrar sobre o preço unitário do giga. As operadoras criam campanhas de vendas dos planos de modo que o usuário tenha a impressão de que está pagando mais barato. Porém, normalmente o usuário não consegue entender as demandas e a realidade dos seus usos.

É por isso que as operadoras já contam com esse desperdício (breakage, como se fala no jargão técnico) e estimam que, pelo menos, 30% de um pacote contratado será desperdiçado. Além disso, o que completa a estratégia comercial dessas operadoras tradicionais é a prática comum de impor uma validade (seja de um dia, uma semana ou um mês) para a utilização da franquia de internet, garantindo que esse desperdício aconteça quando o plano expira. E é fácil perceber a resistência das operadoras às iniciativas que visam favorecer o acúmulo da franquia não utilizada.

A visão da Fluke

A Fluke acredita na transparência e personalização dos processos. A empresa tem consciência destas questões (injustas) existentes no mundo da telefonia e acredita que o consumidor tem o direito de usar tudo aquilo que de fato comprar. Foi para isso que a Fluke nasceu, apostando na viabilização de assinaturas semanais e gigas que não expiram para os seus usuários.

Ao se tornar cliente Fluke você pode contratar as opções que mais se adequam ao seu uso. Partindo das opções de 0.5 giga, 30 minutos, ou 10 SMS, você pode contratá-las como preferir: uma só, duas delas, as três juntas, um pouco de cada, enfim, da forma que você desejar. E se a franquia acabar antes, não tem problema, porque não existem custos adicionais para comprar opções extras.

Por isso a Fluke é a nova maneira de fazer telefonia móvel no Brasil, com absoluta transparência e liberdade para o cliente. Todas as ferramentas são disponibilizadas de forma clara, fazendo com que você possa acompanhar seu consumo e flexibilizar, sempre que desejar, o serviço contratado.

Quer conhecer mais sobre a Fluke e fazer parte dos primeiros usuários? Acesse flu.ke para se cadastrar e também não deixe de acompanhar o blog da startup para conhecer mais sobre telefonia móvel no Brasil!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar