Logtechs: Estudo de logística aponta desafios e oportunidades de inovação na área de supply chain

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kênia Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Liga Insights mapeou 317 startups brasileiras com soluções que estão contribuindo para a superação de obstáculos nas áreas de logística, transporte e mobilidade

Em fevereiro, será realizado evento de logística idealizado pelo Liga Insights e VLI para discutir tendências, inovações e investimentos para o setor

O portal Liga Insights – plataforma que reúne conteúdos relevantes sobre inovação e startups em diversos setores –, com o apoio da VLI, Cervejaria Ambev, Cargill, Derraik e Menezes e IGC, acaba de lançar estudo inédito sobre o mercado de Logtechs, startups da área logística que estão desenvolvendo ferramentas inovadoras para solucionar questões importantes da cadeia de distribuição brasileira, como por exemplo, baixa qualidade da infraestrutura e da malha viária, falta de segurança e alta concentração do transporte rodoviário na matriz de carga brasileira.

Para identificar oportunidades e analisar as principais tendências de inovação, o Liga Insights entrevistou 47 empreendedores, profissionais, executivos e pesquisadores da área logística, de empresas e organizações como Mercedes-Benz, Fundação Dom Cabral, Porto de Suape, Terminal de Contêineres de Paranaguá, GPA, Magazine Luiza, Leroy Merlin, Porto Seguro, Unilever, Souza Cruz, Brink's, Continental, Braspress, entre outras.

De acordo com o estudo, diante da transformação do mercado impulsionada, por exemplo, por startups atuantes na logística last-mile como Rappi, iFood e Loggi; e de uma maior exigência na qualidade das entregas por parte dos consumidores, a área de logística assumiu um posicionamento mais estratégico para as empresas. Dentro deste contexto, a tecnologia tem o papel de impulsionar a competitividade das organizações e amplia as oportunidades para as Logtechs.

Como explica Raphael Augusto, head do Liga Insights, essa janela de oportunidades pode fazer, inclusive, com que as startups contribuam para uma mudança cultural nas grandes empresas. “Além de aproveitar o início de abertura do mercado logístico no Brasil para a inovação, as startups podem se posicionar como verdadeiras agentes de transformação nas organizações, criando espaço para processos mais ágeis e geração de valor por meio da tecnologia”, explica Augusto.

Para Vanderlei Marques, Head de Desenvolvimento de Operações Multimodais da VLI, “o segmento carece de boas soluções tecnológicas apesar dos altos valores envolvidos nas operações logísticas do Brasil (aproximadamente 12% do PIB, o que equivale a R$ 1 trilhão por ano). Queremos promover e fomentar um crescimento exponencial da mesma forma que o segmento de Fintechs no Brasil teve nos últimos 5 anos”, afirma. Em 2017, a VLI lançou o INOVA VLI; um programa de inovação aberta, com intuito de aproximar a VLI do ecossistema de uma forma ativa. Neste ano, a VLI encabeça a vertical de Logística e Mobilidade no Cubo, para fomentar ainda mais o relacionamento com startups do setor.

De acordo com Vanderlei, a produtividade brasileira demandará uma logística muito mais eficiente nos próximos anos. “A tecnologia passa a ser fundamental para que estejamos bem posicionados dentro do ambiente de negócios global. Tendências como blockchain, IoT, inteligência artificial e data analytics dentre outros, poderão trazer muito mais competitividade para o país e impulsionar uma transformação do ambiente logístico brasileiro", conclui.

Brasil conta com mais de 317 startups no segmento de AutoTechs

Além do estudo, a Liga Insights também criou um mapa com todas as startups brasileiras que estão inovando no setor de AutoTechs. De acordo com o levantamento, o Brasil possui hoje 317 AutoTechs espalhadas por todo o país - startups voltadas para o setor de logística, transporte e mobilidade.

As soluções foram divididas em 17 categorias, com destaque para Mobilidade - Caronas, Coletivos, Comunidade, Elétricos, Não-Motorizados e Rota - (32 startups) ; Last-mile delivery, Logística Reversa e Entras com (31 startups) e Ferramentas de Gestão e CRM (28 startups). O estudo também mapeou outras categorias como Monitoramento do veículo, Automação e Rastreamento (25 startups); Drones e VANTs (24 startups); BI, Data Analytics e Modelagem de dados (23 startups); Gestão e Cotação de Fretes e Trucking (23 startups); Gestão de Frotas (19 startups); Logística Verde (19 startups); E-hailing e E-sharing (16 startups); Finance & Insurance (16 startups); Experiência de Compra e Venda (12 startups); Roteirização (12 startups); Serviços de Manutenção (12 startups); Field Services e Gestão de equipe (11 startups); Marketplace Carros, Peças e Pesados (8 startups) e Parking (6 startups).

Evento aborda inovações de startups no setor de Logística

Pensando em discutir as tendências e os principais desafios para o setor de logística, transporte e mobilidade, o Liga Insights em parceria com a VLI promoverá um evento, em fevereiro, para apresentar o estudo de Logtechs - sobre como as tecnologias e inovações estão mudando o setor. O objetivo do encontro é abordar os aspectos atuais e futuros, tendo como plano de fundo as startups, elencando os importantes movimentos na área. “Esperamos que o estudo e os debates ajudem os participantes na construção da nova configuração da logística no Brasil”, comenta Raphael Augusto.

Evento:
Local: Cubo Itaú - São Paulo, SP
Data: 17 de fevereiro de 2020

Programação:

PARTE 1 - As Logtechs:

8h - Credenciamento
8:30h - Welcome Coffee
9:10h - Abertura
9:30h - Apresentação dos resultados do estudo
10:00h - Painel: A Logística atual e a construção do futuro
10:50h - Conhecendo as soluções das startups de Logtechs (4 pitches)
11:30h - Encerramento

Inscrições:https://www.sympla.com.br/logtechs--as-inovacoes-e-startups-na-logistica__746356

Confira o estudo completo:

ESTUDO SOBRE LOGTECHS: https://insights.liga.ventures/estudos-completos/logtechs/

Confira o mapeamento completo:

MAPA DE AUTOTECHS:

Sobre o Liga Insights

Criado pela Liga Ventures em 2017, o Liga Insights (https://insights.liga.ventures/) é a plataforma pioneira em mapeamentos e estudos de inovação no país, reúnindo conteúdos relevantes e estudos inéditos sobre a atuação de startups em diversos setores. Até o momento, mais de 25 estudos foram realizados, com levantamentos exclusivos, mapeando mais de 2.500 startups, sobre áreas como; Alimentos, Agro, Varejo, AutoTechs, HRtechs, Health Techs, Tecnologia Emergentes, entre outras. A iniciativa surgiu como um braço de inteligência da aceleradora e tem como objetivo estudar mercados, mapear inovações e produzir conteúdos de qualidade para que as grandes corporações conheçam como as startups brasileiras estão inovando em diversos setores.