Brasil,

The Evolution of 5G Promises Powerful New Features and Capabilities

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

5G Americas takes a deeper look into 5G specifications in the latest 3GPP Releases

As tecnologias sem fio da quinta geração (“5G”) devem viabilizar o desenvolvimento de muitos novos serviços digitais que terão um impacto sobre o consumidor e vários setores industriais na próxima década. Hoje, a 5G Americas publicou o relatório A Evolução 5G: 3GPP Releases 16-17 , destacando os novos recursos 5G que devem orientar a construção da próxima fase de redes 5G no mundo.

De acordo com dados da Ovum, no final de 2019 a 5G contava com aproximadamente cinco milhões de assinaturas, com a previsão de chegar a 1,9 bilhão até 2024. Além disso, neste mesmo período o número de conexões da IoT deve quadruplicar, de 1 bilhão para 4 bilhões de conexões.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse “A era das conexões inteligentes para tudo chegou. O número de dispositivos conectados via 5G está aumentando rapidamente, devido principalmente à crescente capacidade técnica das redes e dispositivos normatizados pela 3GPP para uso comercial”.

A Third Generation Partnership Project (3GPP) está promovendo o ecossistema sem fio desde 1998, criando normas para tecnologias celulares com o objetivo de conectar praticamente todos os dispositivos e redes móveis. Os novos releases apresentam novas especificações e recursos, com os Releases 15-17 formando a base para a construção das redes comerciais 5G.

O desenvolvimento dos padrões 5G começou em 2015. As especificações iniciais do Release 15 foram concluídas em 2018, focado em três grupos de casos de uso: Banda Larga Móvel Avançada (Enhanced Mobile Broadband), Comunicação Massiva Máquina-a-Máquina (Massive Machine to Machine Communications) e Comunicações Críticas Ultraconfiáveis e de Baixa Latência (Ultra Reliable and Low Latency Critical Communications). Isso criou a base para a quinta geração de redes móveis, estabelecendo uma arquitetura de rede referencial para Comunicações Massivas Tipo Máquina ( Massive Machine-Type Communications - MTC), com avanços em Veículo-para-Tudo (V2X), conectividade Missão Crítica com sistemas legados, suporte para espectro de grande área e não licenciada, Fatiamento de Redes (Network Slicing), conectividade API para oferecer acesso a serviços 5G para terceiros e a introdução de uma Arquitetura Baseada em Serviços.

O relatório A Evolução 5G: 3GPP Releases 16-17 destaca algumas das atualizações nos Releases 16-17. O Release 16 representa uma grande evolução que terá um impacto positivo sobre vários setores e deve ser finalizado até março de 2020. O Release 17 aumenta a flexibilidade para rádios e será o principal foco da 3GPP em 2020 e 2021. Esse Release deve ser concluído em julho de 2021.

As novidades do Release 16 incluem:

Avanços para a tecnologia de rádio de acesso, com novos recursos que elevam a eficiência de LTE-MTC, NarrowBand-IoT, Downlink Multi-In Multi-Out (DL “MIMO”), mobilidade, o desempenho em cenários de alta velocidade e transmissões terrestres 5G. O Release 16 também acrescenta mais capacidade e oferece ganhos de eficiência, incluindo: avanços em MIMO, Acesso e Backhaul Integrados, Administração de Interferência Entre Links/Interferência Remota, Eficiência Energética em Dispositivos do Usuário, Avanços em Mobilidade, conectividade dupla para a Tecnologia de Acesso Multi-Rádio (“Multi-RAT”) e avanços em Agregação de Portadores, Comunicação de Baixa Latência e Ultraconfiáveis (URLLC), NR Não Licenciado, Posicionamento NR e Canal de Acesso Aleatório de 2 Passos (“2-Step RACH”).

As novidades para a arquitetura da rede core incluem uma Arquitetura Baseada em Serviços, maior flexibilidade da Função de Controle para Administração de Sessões (SMF) e da Função do Plano de Usuário (UPF), suporte para serviços comerciais que usam a arquitetura de serviços baseados em localização, avanços na capacidade de sinalização da Interface do Usuário, Redes Auto-Organizadas RAN, e avanços em Conectividade Dupla e Agregação de Portadores.

As novidades do Release 17 incluem:

Avanços na tecnologia de rádio de acesso que oferecem novos recursos, como NR Além do espectro de 52,6 Ghz, avanços em Compartilhamento Dinâmico de Espectro, Acesso e Backhaul Integrados (IAB), NR-Light (dispositivos com capacidade reduzida de NR), Avanços e Dados Pequenos, mais avanços em V2X e suporte para Comunicação Geral Sidelink, Transmissão e Multicast NR e Multi-SIM.

As atualizações do sistema de rede incluem suporte para novos serviços como rastreamento de ativos, produção de serviços audiovisuais, serviços de comunicação para aplicações médicas críticas, requisitos de serviços em avanços para aplicações de controle ciber-físico em domínios verticais, serviços prioritários multimídia (fase 2), suporte para dispositivos Multi-SIM, relés avançadas para maior eficiência energética e cobertura ampliada, entre outras.

Erik Dahlman, Especialista Sênior da Ericsson Research e líder do projeto, disse: “A evolução e revolução sem fio continua com a 3GPP estabelecendo novos padrões para os recursos técnicos 5G, apoiando o setor de mobilidade sem fio enquanto conecta mais pessoas e coisas em mercados de hoje e do futuro. O plano para desenvolvimento da tecnologia celular e o sucesso do setor sem fio demonstra que a abordagem da 3GPP para o processo de estruturação e consenso está bem definida”.

O relatório Evolução 5G: 3GPP Releases 16-17 está disponível gratuitamente no site da 5G Americas. Confira ainda um post no blog por Chris Pearson, e slides de apresentação no site da 5G Americas.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., Sprint, T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar