Fonelight: Primeiro provedor de internet credenciado no Brasil como MVNO da Arqia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allyne Pires
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A MVNO Credenciada Fonelight anuncia o acréscimo de telefonia celular a seus pacotes; estende ofertas como telemetria de frotas; e chegará a 10 mil conexões de banda larga móvel até dezembro de 2019

O Netlight Móvel 4G é o novo produto do Grupo Fonelight, um provedor de serviços convergentes sediado em Varginha (MG), com atendimento a clientes corporativos em 23 estados. A Fonelight foi o primeiro ISP credenciado como MVNO pela Arqia, do grupo Datora. “Quem tem uma cesta de produtos mais completa, e compõe uma só conta, tem mais chance com os clientes”, constata Mauro Paiva, CEO da Fonelight. “Nós conseguimos oferecer facilidades que as operadoras não disponibilizam, como softphone e outros serviços digitais customizados”, acrescenta.

“Os provedores regionais de conectividade têm como vantagem o relacionamento com os clientes e o conhecimento do mercado”, observa Eduardo Resende, Diretor Executivo da Arqia. “Mais do que beneficiar os clientes e estender o papel fundamental dos ISPs na competitividade do mercado de telecomunicações, parceiros como a Fonelight têm capacidade de oferecer soluções customizadas a segmentos de consumidores e empresas”, acrescenta.

A MVNO (Mobile Virtual Network Operator) é uma operação que usa frequência e capacidade da rede móvel de terceiros, normalmente para oferecer serviços altamente segmentados ou especializados. As MVNOs Autorizadas, como a Arqia, atendem a MVNOs Credenciadas, que embutem o serviço móvel em seus produtos e soluções.

Com 22 anos no mercado de Internet e serviços convergentes, a Fonelight até agora, fornecia apenas pacotes triple play (telefone, TV e Internet fixa) ao mercado residencial. No mercado corporativo, atua fortemente em conectividade e serviços para VoIP. Desde 2014 oferece também o SatLight, uma alternativa de enlace espacial, usado para rastreamento veicular e gerenciamento de frotas, assim como serve para acesso à internet em locais remotos e como circuito de contingência para clientes com operações críticas em todo território nacional.

A Fonelight já mantinha parceria com o grupo Datora desde 2006, quando começou sua oferta de VoIP. Nesta iniciativa, do Netlight Móvel, a ativação do serviço foi feita em menos de dois meses e os clientes do provedor já contam com 4G, em uma área de cobertura de 3 mil cidades.

Mauro Paiva adianta que para o segmento de pessoas físicas a oferta de banda larga fixa e móvel é estratégica. “Em TV, o risco de inadimplência ou evasão existe. Sem Internet ninguém consegue ficar”, reconhece. No segundo semestre, a Fonelight vai lançar a opção de telefonia celular, uma vez que o credenciamento de MVNO inclui serviços de Voz. A empresa planeja também usar sua infraestrutura de fibras óticas instalada em Varginha para oferecer pontos de acesso seguro em Wi-fi para os clientes do Netlight Móvel.

No mercado empresarial, a conexão móvel pode estender serviços corporativos, como VoIP. A Fonelight também planeja usar os SIM cards 4G em serviços de rastreamento, telemetria e outras aplicações M2M (máquina a máquina) e IoT (Internet das coisas).

“Nosso papel é dar condições às credenciadas para criar serviços de alto valor. Também fomentamos a formação de ecossistemas de parceiros para as oportunidades no mundo de mobilidade e IoT, onde estão as melhores expectativas de diferenciação e rentabilidade”, explica Eduardo Resende, Diretor Executivo da Arqia.

Sobre a Fonelight

O Grupo FoneLight está sempre antenado nas evoluções do setor Telecom, buscando novas ferramentas e novos serviços que tenham sinergia com os nossos clientes. Nosso portfólio é composto por seis divisões: Telefonia IP, Internet Fixa, Internet Móvel 4G, Internet Via Satélite, Rastreamento Veicular e TV por assinatura. Conquistando o nosso espaço no mercado, com foco na experiência de um atendimento mais humanizado, a fim de construir uma relação duradoura e centrada na satisfação dos nossos clientes e fornecedores. www.grupofonelight.com.br

Sobre a Arqia Datora

A Arqia, empresa do grupo Datora especializada no segmento M2M e IoT, atua desde 2013 no mercado e foi a primeira Operadora Móvel Virtual (MVNO) a operar no país. A companhia oferece produtos e serviços customizados, contando com um extenso portfólio de planos de dados focados em M2M, combos IoT, banda larga móvel e SMS corporativo. A Arqia ajuda empresas a inovar seus processos, tarefas e rotinas com segurança e mais simplicidade. Saiba mais em: www.arqia.com.br.