Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inteligência artificial, computação quântica e a era pós digital

*Por Vitor Torres

Em uma era cada vez mais digital, está difícil para algumas empresas acompanharem as transformações tecnológicas, devido à rapidez e agilidade com que uma tecnologia pode se tornar obsoleta. Essas revoluções, como a computação quântica e IA, estão acontecendo em média a cada cinco anos, e tem tornado a vida da sociedade mais acelerada e prática, e que envolvem todos os segmentos e áreas do mercado começando pela segurança de dados e administração, até mesmo uma simples compra.

Um levantamento feito pelo Gartner, empresa de consultoria e que auxilia clientes a tomarem as melhores decisões diariamente, estima que em 2020, um quarto das interações de atendimentos serão automatizadas pela inteligência artificial e 30% das empresas vão utilizar essa tecnologia em alguma etapa do seu processo. Pelo mesmo levantamento, a expectativa para 2025 é que as organizações que utilizam inteligência artificial em suas plataformas de engajamento social aumente em 25% a sua eficiência operacional. Isso tudo vai ocorrer em apenas cinco anos com uma tecnologia que pode ser usada em diversos processos administrativos que não são "vistos" pelo cliente. Enquanto isso, empresas como IBM, Google, Microsoft e Alibaba já estão investimento na Computação Quântica, tema do qual o mercado brasileiro praticamente nem começou a falar.

A Accenture, multinacional de consultoria de gestão e tecnologia da informação, divulgou recentemente o relatório "A Era Pós-Digital - Você está preparado para o que vem por aí?", que destaca negócios que já entendem como moldar o mundo ao redor das pessoas indo além do digital, entregando produtos e serviços que atendam suas necessidades de forma rápida e personalizada. A Zozotown, uma das maiores empresas de e-commerce do Japão, envia suas roupas feitas sob medida para os cliente em apenas 10 dias com a ajuda de um macacão feito em elastano que quando conectado ao aplicativo da empresa, tira as medidas exatas do cliente. E a Gilette, que entrega lâminas customizadas atendendo à preferência individuais dos clientes. O principal ponto que alavanca essa mudança é o surgimento de empresas que já nasceram digitais e que, portanto, já estão acostumadas a fazer da sua entrega final a excelência por natureza.

Mercados mais engessados e tradicionais como os administrativos e até mesmo prestadores de serviços, serão os primeiros a sentirem essa transformação como um tsunami avassalador caso não estejam abertos a estas novas tendências, e certamente darão a largada para uma corrida quase perdida, já que é possível que outros concorrentes estejam de portas abertas para recebê-las há muito mais tempo.

Os ciclos evolutivos estão acontecendo em um período cada vez mais curto de tempo, e é necessário ter fôlego para se adaptar e não ser ser engolido pela desatenção com as novas tecnologias. Há quem ainda diga que estamos na era digital, mas, na verdade, já estamos na pós-digital, na qual tudo se transforma a uma velocidade imperceptível de tempo e espaço. Você já está pronto para o que está por vir?

*Vitor Torres é CEO da Contabilizei, maior escritório de contabilidade do Brasil e o primeiro 100% online

Sobre a empresa

Fundada em 2013, a Contabilizei é hoje o maior escritório de contabilidade do país e pioneira em oferecer o serviço totalmente online. Com o objetivo de oferecer mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas e profissionais liberais, a plataforma faz uso da tecnologia para automatizar processos e rotinas garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs. Atualmente possui mais de 10 mil clientes espalhados por 48 cidades no país.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS