Brasil,

Engenheiro lista as principais diferenças entre um sistema ERP na nuvem e um instalado localmente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Lista contém as características, vantagens e desvantagens de um ERP na nuvem e um instalado na empresa contratante.

O sistema ERP tem sido bastante procurado pelas indústrias por conta das inúmeras vantagens oferecidas, principalmente a de agregar processos essenciais e permitir uma visão geral da empresa, o que gera informações fundamentais para a gestão da fábrica.

A etapa de escolher o fornecedor é extremamente importante para o sucesso do projeto e, consequentemente, da fábrica.

Pensando nisso, Thiago Leão, Engenheiro e sócio da Nomus, listou as principais características, vantagens e desvantagens de um sistema ERP na nuvem e um instalado localmente:

1. Diferenças gerais

Sistema ERP na nuvem: a instalação é oferecida em forma de uma prestação de assinatura. Nesse sistema, os usuários acessam os dados de forma on-line, ou seja, por meio de um navegador web.

Sistema ERP local: a instalação é, como sugere o nome, executada localmente no hardware e nos servidores das indústrias, além de ser gerenciado pelo(s) funcionário(s) de Tecnologia da Informação (TI). O acesso aos dados é feito por computadores da fábrica sem precisar de conexão com a internet.

2. Custos básicos

Sistema ERP na nuvem: A aquisição é feita por meio de um contrato que estabelece todos os custos adicionais sobre serviços como treinamento da equipe, suporte do fornecedor, atualizações do sistema e equipamentos necessários tanto para a instalação quanto para a manutenção. A assinatura desse ERP é mantida por um pagamento mensal.

Sistema ERP local: Para esse caso, a indústria possui gastos que vão desde a instalação até o contrato de especialistas. Como é instalado localmente, esse tipo de ERP implica em despesas sobre a compra de uma licença inalterável, infraestrutura com hardware e servidores, e admissão de profissionais capacitados. Além disso, outro custo é necessário, que é treinamento da equipe e contratação de um especialista para realizar a operação do ERP.

3. Benefícios

Sistema ERP em nuvem:

-Gastos previsíveis
-É possível investir com um valor baixo e acrescentar parcelas ao longo do crescimento da empresa
-Fica por conta do fornecedor a execução de tarefas mais específicas, como backup do sistema ERP e administração de armazenamento e amplitude, por exemplo.
-É atualizado para versões mais atuais de forma prática

Sistema ERP Local:

-Mais capacidade para personalizar de acordo com as preferências e necessidades do cliente
-A segurança dos dados está nas mãos da organização, portanto, um sistema desconectado da internet, pode diminuir bastante o risco de vazamento de informações.

4. Malefícios

Sistema ERP em nuvem:

-É necessário ter acesso à internet para utilizar o sistema
-O fornecedor tem controle da segurança dos dados da empresa

Sistema ERP Local:

-Não possui uma previsão dos gastos que o sistema exige
-A própria empresa possui a responsabilidade pela proteção dos dados
-Apesar da maior possibilidade de personalização ser citada como uma vantagem, a implantação pode ter um tempo muito grande por conta desse fator, o que torna o mesmo um malefício
-a capacidade de atualização de novas alternativas fornecidas pelo fabricante do sistema é baixa

Considerações finais:

Segundo Thiago Leão, não existe solução perfeita para todas as empresa, é preciso analisar caso a caso e escolher a opção mais vantajosa para a realidade do empresário.

Existe ainda a possibilidade em investir em sistemas que podem ser usados tanto na nuvem quanto localmente como o Nomus ERP Industrial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar