ROCK SP 360°: documentário imersivo em realidade virtual resgata a história do rock paulistano
Projeto será lançado no dia 26 de fevereiro, em São Paulo
O rock paulistano nasceu da efervescente cena cultural da cidade de São Paulo, especialmente a partir das décadas de 1960 e 1970. Como maior centro urbano do Brasil, a capital paulista sempre foi um polo de encontros, influências e experimentações musicais, dando origem a uma cena rock vibrante, diversa e multifacetada. Bandas fundamentais como Os Mutantes, Made in Brazil, Secos e Molhados, Tutti Frutti e tantas outras passaram a misturar elementos da música brasileira com o rock psicodélico, progressivo e suas múltiplas vertentes, moldando uma identidade própria para o gênero no país.
É desse contexto histórico, criativo e urbano que nasce “ROCK SP 360°”, um documentário interativo em realidade virtual, que será lançado no dia 26 de janeiro, através do site www.rocksp360.art.br. O projeto é híbrido, sendo possível também assistir normalmente pelo site.
O projeto propõe uma imersão inédita na trajetória do rock paulistano, da década de 1960 até os dias atuais, a partir da visão e das memórias de quatro importantes guitarristas nascidos na capital: Luiz Carlini (Tutti Frutti), Lucinha Turnbull (Tutti Frutti), Faiska (Joelho de Porco) e Kleber K. Shima (Hot Rocks).
Veiculado gratuitamente por meio de uma plataforma digital em 360° VR, o documentário convida o público a navegar pela história do rock em São Paulo de forma sensorial e interativa, acessível por smartphones, computadores, headsets de realidade virtual e óculos Google Cardboard. A apresentação dos quadros é conduzida por outro ícone da guitarra brasileira, Sérgio Hinds (O Terço), que atua como fio condutor dessa jornada musical.
O conteúdo do ROCK SP 360° é desdobrado em pequenas “pílulas” audiovisuais, que incluem entrevistas com os quatro guitarristas, gravadas no cenário do complexo DJ Club, em São Paulo; uma linha do tempo interativa, com imagens de acervo e fatos históricos que percorrem da década de 1970 até 2020; além de bastidores e registros de um show especial gravado no Teatro Unicid, reunindo convidados como Sérgio Hinds e os protagonistas Carlini, Lucinha Turnbull e Faiska, acompanhados da Banda Hot Rocks, liderada por Kleber K. Shima — guitarrista e curador do projeto, conhecido por unir o rock clássico às novas tecnologias.
Idealizado pela TriArts New Media, empresa pioneira no Brasil em conteúdos imersivos e soluções em realidade virtual desde 2001, o projeto reúne uma equipe experiente em audiovisual estereoscópico e inovação tecnológica. “O projeto Rock SP surgiu porque eu, embora não tenha construído uma carreira como músico, sou guitarrista e vi de perto a cena do rock paulistano. E com a intenção de unir a minha profissão como (SUA FUNÇÃO) e o rock, chamei meu amigo Kleber K. Shima, também guitarrista, e a ideia começou a tomar forma”, explica Max....(idealizador e sócio da TriArts).
Com ROCK SP 360°, a proposta é transformar memória, música e tecnologia em uma experiência acessível, gratuita e de interesse público, aproximando diferentes gerações da história do rock brasileiro. “O rock é atemporal. Embalar esse gênero musical num ambiente de imersão com tecnologia 3D, é muito mais do que um registro histórico, é provar que passado e presente, tradição e inovação, andam juntos. Ainda mais com a condução de quem viveu e ajudou a construir o rock paulistano. Eu espero que o projeto se torne também uma ferramenta cultural e educacional para próximas gerações”, completa Max.
ROCK SP 360° foi contemplado no EDITAL FOMENTO CULTSP - PNAB 04/2024 - CONTEÚDO DE REALIDADES (AR/VR/MR) módulo II.
FICHA TÉCNICA:
Nome do Projeto: Rock SP 360
Produtora/Organização: TriArts New Media
Equipe Principal
Diretor Executivo e Idealizador: Max Leonardo
Produtora Executiva: Crica Gadotti
Curadoria: Kleber K Shima
Roteirista: Marcos Grossi
Produtor: Ronaldo Senciani
Direção Geral: Felipe Tortoro
Captação de Imagem e Finalização
Diretor de Fotografia e estereoscopia: Izi Ribeiro
Cinegrafista: Marcelo Baider
Fotografia Still: Leandro Godoi
Maquiagem: DriChepezan
Assistente de maquiagem: Carla Barbosa
Edição: Ronaldo Senciani
Edição estereoscópica: Izi Ribeiro
Ilustrações e Design Gráfico: Rogerio Cunha (Rogs)
Interface Web: Alexandre Barros
Programação 360: Marc Hermann
Música: Kleber K Shima
Libras e legendagem: Temporal Produtora
Artistas convidados:
Luiz Carlini
Faiska
Lucinha Turnbull
Kleber K Shima
Apresentador convidado: Sergio Hinds
Agradecimentos:
DJ Club - Complexo gentilmente cedido para gravação das entrevistas
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Gravação do show
Trilha Sonora
Abertura
“New Stage” de Kleber K Shima
Túnel do Tempo
1960 “Freak Out” de OTE
1970 “ The Way Life Goes” de Jaw Square
1980 “Simple Pleasures in Space” de Andreas Dahlback
1990 - “Varg!” de Loving Caliber
2000 “Misterious Eyes” de Kleber K Shima
2010 “Tracer Ammo” de Jaw Square
2020 “New Stage” de Kleber K Shima
SERVIÇO
Plataforma digital: www.rocksp360.art.br
Lançamento: dia 26 de fevereiro de 2026
Acesso Gratuito
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário