Pholia 2026 celebra 35 anos do carnaval de rua organizado em São Paulo
Evento pioneiro, criado nos anos 1990 com nome 'Pholia na Faria', acontece no dia 8 de fevereiro, a partir das 12h, no Itaim Bibi, reunindo 10 agremiações carnavalescas. Grátis!
O Pholia 2026 marca os 35 anos de uma das mais tradicionais manifestações do carnaval de rua paulistano, reafirmando o papel histórico do evento na consolidação da folia popular na cidade. Organizado pela Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo (ABBC), o Pholia é reconhecido como o primeiro evento estruturado de carnaval de rua da capital, criado ainda nos anos 1990.
Originalmente conhecido como Pholia na Faria, o evento surgiu ao concentrar, de forma organizada, os desfiles de diversos blocos carnavalescos na Avenida Brigadeiro Faria Lima, um dos principais eixos urbanos da cidade. À época, a iniciativa foi pioneira ao reunir agremiações, músicos e foliões em um formato aberto, gratuito e democrático, ajudando a estabelecer as bases do modelo de carnaval de rua que hoje caracteriza São Paulo.
Para Zeca Dal Secco, presidente da ABBC, o carnaval de rua paulistano é uma das maiores expressões culturais da cidade. “Ele reúne diversidade, alegria e inclusão, transformando os espaços urbanos em locais de convivência e celebração, além de fortalecer a identidade cultural de São Paulo”, destaca.
O Pholia surgiu nos anos 90 e foi o primeiro evento de carnaval de rua em São Paulo a reunir vários blocos em um mesmo espaço. A festa de 2026 inclui 10 blocos em comemoração aos 35 anos do evento.
Ao longo de sua trajetória, o Pholia passou por diferentes regiões da cidade, mantendo como essência a valorização das bandas, blocos e cordões carnavalescos, além da ocupação cultural dos espaços públicos. Mais do que um evento, tornou-se um símbolo da organização, da resistência e da preservação da memória do carnaval de rua paulistano, conectando gerações e fortalecendo tradições populares.
Segundo Dal Secco, o Pholia 2026 tem um papel simbólico especial neste momento comemorativo. “É uma celebração que resgata as origens e valoriza a história do Carnaval de rua em São Paulo. Por ser um evento gratuito e aberto a todos, reforça a inclusão e o acesso à cultura, além de mostrar a união e a força das manifestações carnavalescas paulistanas”, afirma.
A edição comemorativa acontece no dia 8 de fevereiro (domingo), a partir das 12h, no bairro do Itaim Bibi, próximo à Avenida Faria Lima — local onde ocorreu o primeiro desfile do Pholia há 35 anos. O evento é gratuito e aberto para todas as idades.
Ao todo, 10 agremiações carnavalescas se apresentam, reunindo tradição, diversidade cultural, inclusão social e a força das baterias universitárias e comunitárias, reforçando o caráter plural e democrático do carnaval de rua de São Paulo.
Confira a relação dos blocos do Pholia 2026
Bloco DuBatuq
Com quase 10 anos de trajetória, leva alegria e energia com um repertório variado e uma batucada versátil, transitando entre carnaval, eventos culturais e celebrações diversas.
Bloco Balatubloco
Primeiro bloco exclusivamente universitário do Brasil, reúne centenas de ritmistas e mistura samba, pop e axé, com forte presença jovem e atuação nacional.
Afoxé Omi Àiyé
Fundado em 2019, atua no combate à intolerância religiosa e racial, difundindo a cultura afro-brasileira por meio da música e das tradições ancestrais.
Bloco da Bateria Show Rateria (POLI-USP)
Uma das mais tradicionais baterias universitárias do país, celebra os 35 anos do Pholia com um repertório que passa por samba, axé, MPB e funk.
Bloco Unidos da Melhor Idade
O mais antigo do Pholia, formado por uma bateria composta por idosos e músicos de diferentes gerações, resgata marchinhas clássicas e promove inclusão, memória e convivência intergeracional.
Bloco BatuCásper
Representando a Faculdade Cásper Líbero, une tradição do samba a influências contemporâneas e estreia no Pholia levando a força da cultura universitária às ruas.
Bloco UFSCAR
Pelo segundo ano no evento, apresenta uma bateria formada por alunos e ex-alunos, com repertório que mistura samba, axé, funk e pop rock.
Bloco Infanteria (UFABC)
Apresenta o espetáculo Infanteria Show, que combina bateria e banda em uma performance dinâmica, com blocos temáticos e ritmos variados da música brasileira.
Bloco S/A (FEA-USP)
Com foco na cultura popular nacional, retorna ao Pholia celebrando os 35 anos da ABBC, reunindo milhares de foliões e promovendo integração e inclusão.
Bloco da Batereca (ECA-USP)
Estreia no Pholia com uma apresentação vibrante, trazendo inovação, diversidade rítmica e sucessos contemporâneos, celebrando mais de 20 anos de história da bateria.
SERVIÇO
PHOLIA 2026 – DESFILE DE BLOCOS Pré-Carnaval Oficial de São Paulo
? Data: 8 de fevereiro de 2026 (domingo)
⏰ Horário: A partir das 12h
? Endereço: Rua Professor Tamandaré Toledo (trecho entre Rua Bandeira Paulista e Rua Renato Paes de Barros) – Itaim Bibi – São Paulo/SP
? Entrada gratuita | Evento para todas as idades
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário