CULTSP PRO abre programação comemorativa dos 120 anos do Edifício Oswald de Andrade com palestra sobre patrimônio cultural
Evento gratuito e online acontece dia 26/08, às 16 horas, pelo google meet, e terá como orientador o restaurador Toninho Sarasá
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abre as comemorações pelos 120 anos do Edifício Oswald de Andrade com a palestra “Sensibilização para o patrimônio cultural: 120 anos do Prédio Oswald de Andrade”, no dia 26 de agosto, às 16h, via Google Meet. A atividade é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A gestão do programa é do IDG – Instituto de Desenvolvimento Social.
A palestra propõe uma reflexão sobre a Zeladoria Cultural como prática contínua de cuidado e preservação do patrimônio, ressaltando sua dimensão humana e afetiva. A partir da experiência do Estúdio Sarasá, serão exploradas as potencialidades das artes, as imaterialidades ligadas aos bens culturais e a relação viva entre as edificações e seus usuários ao longo do tempo. O encontro também abordará a integração entre o bem cultural, a paisagem e seus usos, apontando caminhos para ações conservativas e restaurativas que assegurem a permanência, a vitalidade e a ressignificação desses patrimônios no presente.
Aprendiz do pai, Gerardo Sarasá, Toninho Sarasá é referência na produção artística e nos ofícios da pintura, azulejaria e vitrais. Sócio Gerente do Atelier Artístico Sarasá de 1987 a 2001, ano que funda o Estúdio Sarasá, empresa especializada em conservação e restauro do Patrimônio Histórico Cultural, nos campos de consultoria, projetos, intervenções de conservação e restauração em bens móveis e imóveis, educação patrimonial e pesquisa. Conservador Restaurador, idealizador e coordenador da Zeladoria do Patrimônio Cultural. Membro da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores (APCR). Administrador de Empresas pela Universidade São Marcos (1999), técnico em química e bioquímica. Integra grupo de estudos com profissionais da área da preservação para discussão sobre metodologias à conservação e restauração do Patrimônio Histórico e é responsável pela interface entre órgãos de preservação e o Estúdio Sarasá.
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é um programa voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Dividido em seis escolas temáticas, o CULTSP PRO oferece formações alinhadas às diferentes áreas da cultura e economia criativa. As escolas abrangem desde artes cênicas, produção musical e cenografia até curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a iniciativa, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das culturas regionais.
SERVIÇO
Palestra: Sensibilização para o patrimônio cultural: 120 anos do Prédio Oswald de Andrade
Data: 26/08
Horário: 16hs
Local: https://meet.google.com/ati-dxxs-sko
Não há necessidade de inscrição prévia
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário